Por Fora
das Pistas

Notícias

24 de julho de 2015

Cavalos com suspeita de mormo causam fechamento de parque no PA

O Parque de Exposições de Castanhal, nordeste do Pará, foi interditado preventivamente após dois cavalos apresentarem suspeita de contaminação pela doença de mormo, uma infecção provocada por uma bactéria que afeta principalmente equinos, mas também pode contaminar humanos.

Os animais faziam parte de um grupo de 22 cavalos que foram submetidos a exame de rotina, apresentando reagente positivo para mormo. Eles foram isolados, inclusive do contado humano, e novas amostras foram coletadas para a realização de uma contraprova. Os sintomas do mormo incluem febre e tremores, e não há vacina conhecida para a doença, embora haja tratamento eficiente tanto para humanos quanto para cavalos.

Os estábulos onde os cavalos ficaram foram isolados. O acesso de pessoas está sendo controlado pela Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepara). “Ela é uma doença que afeta os equinos de modo geral, e é considerada zoonose quando há contado dos animais doentes com seres humanos”, explica Flávia Rodrigues, da Adepara.

De acordo com o sindicato rural de Castanhal, a situação está sob controle. O Pará é considerado uma área endêmica para a doença de Mormo, de acordo com as autoridades sanitárias.

Fonte: G1

  • Compartilhe
  • <