Por Fora
das Pistas

Notícias

Procedimento será feito em um trailer que foi adaptado e instalado no Parque Ecológico

20 de novembro de 2017

Cavalos, cães e gatos integrarão plano de controle da febre maculosa em BH

O plano de controle da febre maculosa em Belo Horizonte será estendido para cavalos, cães e gatos que circulam pela orla da Lagoa da Pampulha. Até então, os trabalhos estavam concentrados nas capivaras que, na próxima semana, já começam a ser capturadas e esterilizadas.

O manejo de cães e gatos não foi detalhado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Já nos cavalos será aplicado um carrapaticida. Também fazem parte da ação uma pesquisa para mapear áreas de maior incidência do carrapato-estrela (transmissor da febre maculosa) e o corte e manutenção das gramas da região, além da instalação de placas informativas.

A esterilização das capivaras visa o controle populacional dos roedores. Pesquisa feita pela prefeitura apontou que cerca de cem animais vivem na região.

Procedimento

Na semana que vem, os bichos serão levados para o Parque Ecológico da Pampulha, onde foi montada uma área para abrigar as capivaras. Um trailer, onde foi montado uma espécie de centro veterinário, foi adaptado com monitores e outros equipamentos para os procedimentos cirúrgicos. Quinze profissionais, entre veterinários e biólogos, estão envolvidos no processo.

Os machos serão submetidos a uma vasectomia. Já as fêmeas, ligadura de trompas. Depois da cirurgia, os roedores receberão um chip. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, a esterilização, ao contrário da castração, irá manter o instinto reprodutivo, que auxiliaria no combate a aproximação de novos roedores.

Após o procedimento, as capivaras ficarão 72 horas em observação na área do parque e, logo depois, voltarão para a orla da lagoa.

A previsão é a de que o trabalho seja encerrado em um ano. Porém, a pasta municipal frisou que as ações de controle de carrapato e da população de capivaras será permanente.

Fonte: Hoje em Dia

  • Compartilhe
  • <

Os comentários estão desativados.