Por Fora
das Pistas

Notícias

1 de maio de 2015

Cavalo Lusitano terá maior evento mundial da temporada, no Brasil

De 28 a 31 de maio, a Coudelaria Ilha Verde, em Araçoiaba da Serra (SP), recebe mais de 500 cavalos para a 2ª edição do International Riding & Dressage Meeting Ilha Verde que esse ano incorporou a 34ª Expo Internacional do Cavalo Puro Sangue Lusitano.

Misto de evento esportivo, de negócios e de lazer, o International Riding & Dressage Meeting Ilha Verde (IRDM), realizado a cada dois anos, já faz parte da agenda nacional dos principais eventos equestres do Brasil. Promovido e organizado pelo empresário e criador Victor Oliva em parceria com a Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), o “Meeting Ilha Verde” chega a sua 2ª edição como palco da última observatória no Brasil para formação das equipes de Adestramento e Para Adestramento para os Jogos Panamericanos e Para Panamericanos de Toronto, em julho; além de primeira observatória para as Olimpíadas do Rio 2016.

Paralelamente as competições esportivas do IRDM e da 16ª edição do Leilão Internacional Luso Brasileiro acontece a 34ª edição da Expo Internacional do Cavalo Lusitano, evento maior da raça nas Américas e promovida pela Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL).

Juntas, a Expo Internacional do PSL e o IRDM vão reunir um público diário estimado em mil pessoas e mais de 500 animais em pista, o que confere ao evento o maior do gênero para a raça na temporada 2015.

As principais atrações do “Meeting Ilha Verde” são estas:

CDI3* – CONCURSO INTERNACIONAL DE ADESTRAMENTO
O Brasil vem se consolidando como a maior potência da América do Sul no mais clássico dos esportes hípicos, o Adestramento (Dressage). A formação dos conjuntos, da base ao nível técnico mais exigente, tem levado o País a participar com equipes e/ou atletas individuais em Olimpíadas, Jogos Equestres Mundiais, Jogos Panamericanos e Jogos Sul Americanos. O resultado deste sucesso é a soma de iniciativas da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) com apoio do Ministério dos Esportes e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Federações, Associações de raça e iniciativas particulares como da Coudelaria Ilha Verde, de Araçoiaba da Serra (SP), primeiro e único haras particular no Brasil a sediar Concurso de Dressage Internacional (CDI3*) e um Concurso Internacional Paraequestre (CPEDI2*).

Em 2015, o CDI3* do 2nd International Riding & Meeting Ilha Verde servirá como observatória para os Jogos Panamericanos de Toronto, no Canadá, em julho, e para as Olimpíadas do Rio 2016. Contando com um estrelado time de juízes olímpicos, o CDI3* Ilha Verde reunirá atletas do Brasil e do exterior em competições que também abrangem as categorias Junior (CDIJR) e Jovens Cavaleiros (CDIYR).

CONCURSO INTERNACIONAL PARAEQUESTRE (CPEDI2*)

Competição promovida pela CBH, o Concurso Internacional Paraequestre (CPEDI2*) reúne atletas paraequestres em prova adaptada de Adestramento, com diferentes graus de dificuldade, conforme a deficiência física do atleta, como cadeirantes e atleta cego. A competição também é observatória para o Para Panamericano de Toronto 2015 e Olimpíadas do Rio 2016.

CONCURSO DE ADESTRAMENTO NACIONAL (CAN)
Além das disputas internacionais de Adestramento, o “International Riding & Dressage Meeting  Ilha Verde” será palco de um Concurso de Adestramento Nacional (CAN), com participação de amazonas e cavaleiros de diferentes níveis técnicos.

II FÓRUM INTERNACIONAL DE ADESTRAMENTO ILHA VERDE
Com o crescimento em números de competidores e provas nacionais e internacionais de Adestramento no Brasil, a atualização sobre o esporte se tornou uma necessidade para atletas e treinadores. O “Meeting Ilha Verde 2013” teve a iniciativa de promover o primeiro Fórum sobre a modalidade no Brasil com participação de juízes olímpicos, evento que retorna em 2015 em sua 2ª edição, mais uma vez com temas atuais e palestrantes que vem atuando nos júris de Olimpíadas, Jogos Equestres Mundiais, Campeonatos Europeus e Panamericanos.

O II Fórum Internacional de Adestramento Ilha Verde é gratuito e aberto a amazonas e cavaleiros de todas as modalidades.

XVI LEILÃO INTERNACIONAL LUSO BRASILEIRO – GERAÇÃO TULUM
Instituído em 1997 por Victor Oliva, o Leilão Internacional Luso-Brasileiro se consolidou como o mais importante momento de venda do cavalo Puro Sangue Lusitano no País. Virou referência mundial em comercialização da raça, atraindo compradores de vários países. O leilão chega a sua 16ª edição disponibilizando para o mercado produtos da anfitriã Coudelaria Ilha Verde e das coudelarias Rocas do Vouga, de Manuel Tavares de Almeida Filho, e Alegria dos Pinhais, de Luis Ermírio de Moraes. Pautado pela excelência dos animais ofertados, os compradores terão à disposição animais consagrados em pistas funcionais e de morfologia, com destaque para cavalos destinados ao adestramento (Dressage), foco da seleção destes criatórios.

Batizado de “Geração Tulum”, o XVI Leilão Internacional Luso Brasileiro coloca à disposição do mercado a genética de Tulum Comando SN, o melhor Lusitano no Panamericano de Guadalajara 2011, expoente da raça e excelente pai. Além de filhos e filhas, todas as éguas do Leilão ofertadas pela Coudelaria Ilha Verde estarão cobertas por Tulum Comando SN.

Além dos produtos de Tulum Comando SN, o XVI Leilão Internacional Luso Brasileiro ofertará campeões de Adestramento e morfologia, reprodutores consagrados, além de coberturas de Almansor da Broa, garanhão recomendado e aprovado em Portugal com avaliação 4 estrelas.]

O Leilão Internacional Luso Brasileiro tem sido as porta de entrada para novos investidores na raça, recebendo a cada edição um público médio de mais de mil pessoas entre personalidades do mundo empresarial, do show-business, esportistas, pecuaristas e criadores do Brasil e do exterior.

Com o dólar favorável para estrangeiros, o XVI Leilão Internacional Luso Brasileiro volta a ser uma excelente oportunidade para criadores estrangeiros investirem no cavalo Lusitano. Para facilitar a presença destes convidados, os organizadores do IRDM estão colocando à disposição de quem vir ao Brasil apoio logístico, disponibilizando informações sobre aeroportos próximos do local do evento, hotéis e traslados.

XXXIV EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL DO CAVALO PURO SANGUE LUSITANO

Evento maior da raça nas Américas e realizado anualmente reúne criadores, proprietários, cavaleiros e amantes da raça do Brasil e do exterior. É um show de genética, funcionalidade e versatilidade da raça. Realizada pela primeira vez dentro de um haras, a Expo Internacional do Puro Sangue Lusitano de 2015 acontece conjuntamente ao International Riding & Dressage Meeting (IRDM). Organizada pela Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL), a mostra promoverá Concurso de Morfologia – Modelo e Andamentos, competições de Atrelagem, Adestramento, Salto e a II etapa do Grand Prix de Velocidade do Cavalo Lusitano – competição instituída esse ano.

Fonte: Rute Araújo

  • Compartilhe
  • <