Por Fora
das Pistas

Notícias

Mauro Fiorentino e Xerox VO; Foto: Tupa Vídeo/ABPSL

1 de março de 2016

Cavalo Lusitano abre temporada de eventos

De março a dezembro o Puro Sangue Lusitano movimenta pistas em competições funcionais e concursos de Morfologia. Atibaia, Ibiúna, Itapira e Tatuí, no interior paulista, além da Capital do Estado de São Paulo serão palco de vários eventos organizados pela Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL).

Entre as novidades da temporada, Ismael Gonçalves da Silva, presidente da ABPSL, destaca o retorno do Campeonato Brasileiro de Equitação de Trabalho Oficial da ABPSL e a parceria firmada com a Federação Paulista de Hipismo (FPH) na organização do Campeonato Paulista de Adestramento que terá um ranking na ABPSL; a Expo Internacional que terá como palco o Centro Hípico de Tatuí (SP); a Copa de Criadores e Potro do Futuro ABPSL e o já tradicional Leilão de Coberturas da ABPSL.

Campeonato Brasileiro de Equitação de Trabalho Oficial ABPSL
Responsável pela introdução da Equitação de Trabalho no Brasil no início da década de 2000, a ABPSL retomou esse ano seu Campeonato Brasileiro da modalidade, que apesar de organizado pela ABPSL será aberto a todas as raças. A competição acontece em quatro etapas entre março e outubro.

Os competidores serão divididos em três níveis: no Nível I competem os conjuntos das categorias Infantil, Mirim, Amador, Amador Proprietário, Preliminar e Cavalos Novos; da Nível II conjuntos da categoria Intermediária, incluindo animais que já tenham participado da categoria Principal/Forte; e no Nível III, que equivale a categoria Principal e é aberta, podem participar quaisquer conjuntos, desde que este conjunto não participe de nenhuma outra categoria.

Em todas as etapas a premiação em espécie será de R$ 6.000,00 divididos em R$ 2.000,00 para cada nível; além de uma moto 0 km que será sorteada entre todos os competidores.

À frente da organização da competição estão os diretores da modalidade da ABPSL: Marcos Bueno, Mauro Fiorentino, Rodrigo Damas e Adriano Soares.

A programação da I etapa do Campeonato Brasileiro de Equitação de Trabalho Oficial ABPSL começa no sábado (5/3) às 13h00 com a prova de Ensino, em seguida a Maneabilidade, e termina no domingo (6) às 13h00 com a prova de Velocidade.

Campeonato Paulista de Adestramento
O Puro Sangue Lusitano é a montaria que domina inscrições, pódios e títulos nas pistas brasileiras de Adestramento. E o Campeonato Paulista é o mais concorrido do País. Fruto da parceria entre a Federação Paulista de Hipismo (FPH) e a Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL), o Campeonato Paulista de Adestramento deste ano será realizado em seis etapas, entre março e dezembro, passando pelas cidades de Atibaia, Tatuí, Ibiúna, Itapira e São Paulo.

A competição é dividida em dez diferentes séries (e subdividida em categorias): Pôneis, Amador Top, Elementar, Preliminar, Média I, Média II, Forte I, Forte II, Sênior Top e Cavalos Novos (4, 5 e 6 anos).

A ABPSL estabeleceu um ranking, aberto a todas as raças, e todos os competidores, independente da raça do animal que montar, terá direito a premiação ao longo do ano e ao sorteio de um carro popular 0 km no final da temporada, em um oferecimento da ABPSL.
À frente da organização da competição estão Rosalind Flosi Vasconcellos Macedo e o Ten. Cel. PMESP Márcio Navarro de Camargo, juízes de Adestramento e diretores da modalidade, respectivamente na FPH e ABPSL.

A I etapa do Campeonato Paulista de Adestramento acontece nos dois dias (5 e 6/3), às 08h00.
Assinam como patrocinadores do Campeonato Brasileiro de Equitação de Trabalho Oficial ABPSL e do Campeonato Paulista de Adestramento a Lusitano Embalagens, IRM Mkt, Highsil, Nutrivet, Rações Fazendeiro, Coudelaria Luso Brasileira, Coudelaria dos Damas, Coudelaria do Castanheiro, Haras Monsanto, Haras das Mangueiras, Haras Passárgada, Fazenda Sasa, Centro de Reprodução Equina (CER), Rancho Bonanza e Rancho São Judas.

Fonte: Rute Araujo

  • Compartilhe
  • <