Por Fora
das Pistas

Notícias

23 de dezembro de 2016

Cavalo Holsteiner – o cavalo alemão de gosto universal

O cavalo Holsteiner tem origem alemã e sua altura varia de 1 metro e 55 centímetros até 1 metro e 65 centímetros. Ele é um cavalo de pelagem com cores sempre puras: a cor pode variar, indo do branco ao preto, alazão e castanho, mas sempre de maneira pura e sólida, sem mnachas ou marcas.

Seu uso para competições é mais comum em provas completas. Por ter um corpo bastante forte e um galope bastante equilibrado, ele é um bom saltador e corredor, bem como apresenta boa resistência em provas de longa duração.

Sua origem é uma mistura de raças bastante diversificada, entre elas cavalos puro sangue, cavalos indígenas, sangue oriental, andaluz e até mesmo napolitano.

Todas essas combinações resultaram em um cavalo resistente e de grande porte, com o corpo bem proporcionado, peitoral forte e pernas resistentes.

Ele é usado hoje em dia como animal de criação para grandes competições.

Os cavalos da raça Holsteiner passaram por algumas modificações ao longo do tempo para se adequar as novas necessidades dos treinadores. A raça surgiu no norte da Alemanha, mais precisamente na região de Schleswig e Holstein. Essa raça se originou do cruzamento de cavalos Puro Sangue Inglês com éguas de porte avantajado.

No início os cavalos Holsteiner eram bastante utilizados para puxar carroças devido ao seu porte e força. Para aumentar a sua força a raça também teve uma pequena mistura com cavalos Andaluz e também Oriental. Porém, após algum tempo a raça Holsteiner foi redirecionada para atender as demandas de cavalos de corrida.

Para isso esses cavalos foram cruzados com espécimes Puro Sangue Inglês, Anglo-Normandos e Anglo-Árabe. Após essa mistura de raças o cavalo Holsteiner se tornou um exímio saltador e um dos mais requisitados para atuar em esportes hípicos. Em geral um cavalo dessa raça chega a atingir em torno de 1,70m.

Fonte: Cultura Mix

  • Compartilhe
  • <