Por Fora
das Pistas

Notícias

Exposição em Avaré vai destacar o potencial da raça no centro do país; Foto: Fagner Almeida/ABCCC/Divulgação

20 de junho de 2017

Cavalo Crioulo tem crescimento de 4,93% em São Paulo

O Cavalo Crioulo vem despontando em todo o país no cenário da equinocultura. Em 2016, segundo dados da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), o crescimento da raça no Brasil foi de 4,35%, totalizando 480,64 mil animais. Um dos destaques é o Estado de São Paulo, que depois dos três Estados do Sul, vem sendo o expoente no território brasileiro. A evolução paulista no ano passado foi de 4,93%, chegando a 6,58 mil exemplares registrados no Estado.

Para Edmond Fahrat, presidente do Núcleo Sem Fronteiras de Criadores de Cavalos Crioulos, entidade que abrange os criadores do Estado de São Paulo, este crescimento se deve especialmente ao trabalho que vem sendo desenvolvido com o incentivo da ABCCC em fomentar a raça no centro do país, tanto no uso para esportes como também para o lazer e na pecuária extensiva.

“Cada vez mais vemos novos criadores no Estado participando dos nossos eventos, além de usuários do cavalo. As provas de laço, por exemplo, vem aumentando muito a participação da raça. Em muitas das competições, 80% da manada já é de Cavalos Crioulos”, destaca.

Este crescimento será comprovado em Exposição Passaporte que será realizada entre os dias 22 e 24 de junho, na cidade de Avaré (SP). Pelo quarto ano consecutivo, os criadores paulistas realizam o evento que classifica exemplares para a Nacional da Morfologia, que ocorre na Expointer, em Esteio (RS), no final de agosto. A expectativa é de que a mostra supere os 80 animais em pista.

O evento ocorre dentro da Exponel, no Parque de Exposições Doutor Fernando Cruz Pimentel. “Este evento é junto com uma grande exposição do Nelore, o que ajuda no incentivo e demonstração da raça Crioula”, explica Fahrat.

A Exposição Passaporte terá como jurado Daniel Mello e Jorge Aginelo do Nascimento será o técnico responsável no evento. Organizado pela ABCCC, o circuito da Morfologia 2017 conta com os patrocínios de Supra, Vetnil e Banrisul, além do apoio da Laurentia.

Confira a programação

22 de junho de 2017 (Quinta-feira)

Entrada de Animais

23 de junho de 2017 (Sexta-feira)

9h – Concentração de Machos
14 – Início do Julgamento

24 de junho de 2017 (Sábado)

9h – Continuação do Julgamento

Fonte: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective

  • Compartilhe
  • <