Por Fora
das Pistas

Notícias

10 de setembro de 2015

Cavalo Crioulo: força e docilidade presentes na mesma raça

A criação de cavalos é uma das especialidades do Brasil. Afinal, o país possui o terceiro maior rebanho de equinos do mundo com oito milhões de animais. Boa parte dos haras está concentrada nas regiões de Sorocaba e Itapetininga, são mais de duzentos.

Os cavalos Crioulos foram trazidos da Europa ao Brasil no século XVI pelos colonizadores. Os animais se estabeleceram no sul do país e em outros países como a Argentina, Chile e Uruguai. Muitos deles viviam livres, formando manadas selvagens. Enfrentaram várias adversidades como o frio intenso e a falta de alimentação, por conta disso se tornaram animais bastante resistentes.

A beleza dos cavalos chama a atenção, especialmente, pela variedade de pelagens. O plantel da raça no país é de cerca de 380 mil animais e a procura tem crescido em média 7 % ao ano.

O programa visitou um haras em Itu (SP) onde os cavalos são treinados para competição e conheceu outro em Avaré (SP), onde o criador tem investido em potros de elite.

Em Avaré, são 100 cavalos no plantel. O negócio é lucrativo e os valores reforçam essa tese, já que os potros mais comuns são vendidos entre 10 e 20 mil reais.

Fonte: TV TEM!

  • Compartilhe
  • <