Por Fora
das Pistas

Notícias

Foto: Josiane Sousa / TV Cidade Verde

5 de dezembro de 2019

Cavalgada tradicional reúne crianças apaixonadas por cavalos

Como crianças, apaixonadas por cavalos, destacadas na tradicional Cavalgada de Teresina, que abriu oficialmente a Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi). Neste ano, a cavalgada acontece no último omingo (01) saindo de João XXIII até o Parque de Exposições Dirceu Arcoverde na BR-343.

O pequeno Carlos Manoel, de 6 anos, é um dos cavaleiros presentes e disse que participa há sete anos, desde a barriga da mãe.

Este ano, o momento também é especial porque, com seu próprio dinheiro, Carlos Manoel comprou uma cela para montar o cavalo. “Eu gosto de cavalos desde pequeno, porque meu pai me ensinou e esse ano eu juntei moedas no café e comprei uma cela para o meu cavalo”, contou ao repórter Josiane Sousa.

Com 11 anos, Maria de Fátima, que monta a Cilibrina, disse que não perde a cavalgada, porque é um evento de grande importância na família e que passou pela geração após geração. “Meu pai me ensinou a montar e não consigo me imaginar longe do cavalo e eu sempre participo das cavalgadas porque elas são importantes e já fazem parte da tradição da minha família”, exposições.

O idealizador da Cavalgada, o veterinário Luís Augusto Oliveira, destacou que o evento serve como uma integração entre famílias e amigos amantes de cavalos. É uma tradição que serve para um mais ainda esse público.

De Alto Longá, o lavrador Luiz Cachoeirão trouxe sua comitiva com 11 cavaleiros para participar do evento. “Esse é nosso esporte favorito”. O rastreamento dos participantes iniciou na avenida João XXIII, nas proximidades do balão de São Cristóvão e segue até o Parque de Exposições Dirceu Arcoverde, na BR-343, onde é realizado o Expoapi.

Expoapi

A Expoapi começou no último dia 30 e vai até o próximo domingo (08) com expectativa de público de 300 mil pessoas circulando nos próximos dez dias do evento. Mais de 20 bandas subindo aos palcos do Parque de Exposições Dirceu Arcoverde até o dia 8 de dezembro. Artistas como Taty Girl, Avine Vinny, Zé Cantor e muitos outros animadores ou públicos em uma festa gratuita.

Na feira, expostas em exposição 5.500 animais, em uma programação que inclui cinco leilões, compras de animais, vaquejada, prova de hipismo e concursos de vacas leiteiras. Este ano, a Expoapi chama atenção para o volume de negócios, estimado em R $ 20 milhões.

Fonte: Caroline Oliveira Com informações de Josiane Sousa (TV Cidade Verde)
redacao@cidadeverde.com

  • Compartilhe
  • <

Os comentários estão desativados.