Por Fora
das Pistas

Notícias

Esse ano cavalaria sai primeiro e desfila apenas até a Arena da Floresta, no Segundo Distrito de Rio Branco — Foto: Aline Nascimento/G1

1 de maio de 2019

Cavalgada 2019 vai ter percurso menor para cavalos e veterinários para acompanhar o evento

As regras para a Cavalgada 2019 foram definidas durante uma reunião com a Secretaria de Turismo e Economia Empreendedora e o Ministério Público do Acre (MP-AC).

Entre as novidades está a redução no percurso para os cavalos, a presença de dois médicos veterinários acompanhando a cavalaria e a volta das comitivas. As inscrições dos animais são gratuitas nesta edição.

Ano passado, o evento, que abre oficialmente a Expoacre, não teve a participação das comitivas e poucas pessoas participaram. A organização recebeu inscrições de 148 cavalos e 55 quadriciclos.

A Cavalgada 2019 deve ocorrer no dia 27 de julho, com saída da Gameleira, no Segundo Distrito de Rio Branco, até o Parque de Exposição Wildy Viana, pela Rodovia Chico Mendes. Porém, a cavalaria desfila apenas até a altura da Arena da Floresta.

O MP-AC sugeriu ainda que o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) acompanhe e participe da organização do evento.

Cavalaria primeiro

Ao G1, a secretária de Turismo, Eliane Sinhasique, explicou que esse ano os cavalos, cavaleiros e amazonas vão à frente do desfile. Segundo ela, a ideia é evitar proximidade dos animais com os pedestres e veículos.

“Já estávamos em algumas tratativas e vamos cumprir algumas recomendações do MP para evitarmos acidentes e incidentes com os animais e as pessoas. Um dos primeiros pedidos é fazer a ala dos cavalos abrindo a cavalgada. Não queremos os cavalos misturados com as carretas, quadriciclos e jipes”, acrescentou.

Eliane frisou que o percurso para os animais reduziu cerca de um quilômetro e meio. A Secretaria de Produção e Agropecuária (Sepa) deve disponibilizar os dois veterinários que vão acompanhar o evento.

A secretária revelou também que seis comitivas já confirmaram a participação no desfile.

Inscrições gratuitas

As inscrições para quem quer participar da cavalgada começam no dia 4 de junho até o dia 26 de julho, um dia antes do evento. Diferente das edições passadas, as inscrições dos cavalos esse ano vão ser gratuitas.

“Para inscrever o cavalo o animal precisa estar vacinado contra a gripe equina, apresentar os exames de mormo e de anemia equina, que é para não contaminar os outros animais. Cada proprietário será responsabilizado por seu animal”, complementou.

Fonte: Por Aline Nascimento, G1 AC — Rio Branco

  • Compartilhe
  • <

Os comentários estão desativados.