Por Fora
das Pistas

Notícias

Henrique Maranhão

30 de outubro de 2018

Cavaleiros pernambucanos disputam Sul-Americano de Hipismo no Chile

Os cavaleiros da Federação Equestre de Pernambuco (FEP) iniciam, nesta terça-feira (30), a disputa do Campeonato Sul-Americano de Hipismo, na cidade de Las Condes, no Chile. A competição segue até o próximo (4) e terá três representantes do nosso Estado: na categoria Mirim (1,20m), Henrique Maranhão/Coral Rec Xango e João Felipe Gomes/CS Xairel; no Pré-Júnior (1,30m), João Pedro Chaves/Cuântica Loar.

Até se garantirem no Sul-Americano, os atletas da FEP participaram de três seletivas (Recife, Brasília e Campinas), além do Campeonato Brasileiro, em julho, em São Paulo. E para definir a equipe brasileira na competição, a Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) soma os pontos dos cavaleiros nas seletivas mais o resultado no Campeonato Brasileiro. No final, a equipe foi formada com os três primeiros da Seletiva, os três primeiros do Brasileiro, além de quatro cavaleiros escolhidos pela CBH pelo critério subjetivo.

Na categoria Mirim (1,20m), Henrique Maranhão foi o primeiro a se classificar para a competição ao conquistar o Campeonato Brasileiro 2018. Ele foi campeão Sul-Americano individual em 2016 e medalha de bronze, também no individual, em 2017, além de ter sido prata por equipe, também no sul-americano, em 2016 e 2017. Na sequência, ao final das seletivas, João Felipe Gomes também garantiu seu lugar após os bons desempenhos nas competições. Sendo, inclusive, campeão brasileiro por equipe neste ano.

“A expectativa é grande para o desempenho de Henrique Maranhão. Ele é o atual campeão brasileiro e, no ano passado, foi bronze, no individual, e outro, por equipe, no Sul-Americano. Foi campeão da IV Etapa do Norte/Nordeste no último final de semana e está em uma fase excelente”, afirmou André Felipe, técnico de Henrique Maranhão.

Enquanto João Pedro Chaves foi o grande campeão da última seletiva do Sul-Americano, no Haras Albar, em caminas, e será o pernambucano na disputa do Pré-Júnior (1,30m). Pela terceira vez no Sul-Americano, esta será a primeira do cavaleiro na atual categoria. Antes, participou no Pré-Mirim (1,10m) e no Mirim (1,20m), quando conquistou a medalhada de prata por equipes no ano passado, na Argentina.

“Acreditamos que João Pedro Chaves disputará o Sul-Americano com boas chances e título. Ele se preparou muito neste ano, participou de vários concursos sendo campeão. A motivação é muito grande para conquistar um bom resultado”, garantiu o treinador Alberto de Souza.

Por questões pessoais, outros dois cavaleiros de Pernambuco que estavam classificados desistiram de participar do Sul-Americano. João Marcelo Santos, na categoria Mirim (1,20m), e Paulo Miranda Filho, no Júnior (1,40m), não vão participar da competição.

  • Compartilhe
  • <

Os comentários estão desativados.