Por Fora
das Pistas

Notícias

26 de abril de 2019

Caso de substância proibida sob as regras de antidoping da FEI

A FEI anunciou uma nova descoberta analítica adversa (AAF) envolvendo uma substância proibida equina.
O caso envolve uma * substância proibida sob os Regulamentos de Antidopagem Equina e Medicação Antidopagem da FEI (EADCMRs).

O atleta foi suspenso provisoriamente como Pessoa Responsável e o Instrutor desde a data da notificação até que o Tribunal da FEI tome sua decisão.

O cavalo foi provisoriamente suspenso por dois meses a contar da data de notificação.

Cavalo: Tra Duncan (FEI ID 104CE66 / KSA)
Responsável: Mohamed AL JABERI (ID FEI 10063829 / KSA)
Treinador: Mohamed AL JABERI (FEI ID 10063829 / KSA)
Evento: CEI1 * 110 – Al Qaseem (KSA), 09.03.2019
Substância (s) proibida (s): Diisopropilamina
Data de Notificação: 11 de abril de 2019

Detalhes sobre este caso podem ser encontrados aqui.

Lista de Substâncias Proibidas da FEI

A Lista de Substâncias Proibidas da FEI é dividida em duas seções: Medicação Controlada e * Substâncias Proibidas. Substâncias de Medicação Controladas são aquelas que são usadas regularmente para tratar cavalos, mas que devem ter sido removidas do sistema do cavalo no momento da competição. Substâncias Proibido (doping) nunca devem ser encontradas no corpo do cavalo e são proibidas em todos os momentos.

No caso de uma descoberta analítica adversa (AAF) para uma substância proibida, a Pessoa Responsável (PR) é automaticamente suspensa provisoriamente a partir da data de notificação (com exceção de certos casos envolvendo uma Substância Proibida que também é uma Substância ** Especificada ). O cavalo é provisoriamente suspenso por dois meses.

Informações sobre todas as substâncias estão disponíveis no Banco de Dados de Substâncias Proibidas Equinos da FEI.

** Substâncias especificadas

A FEI introduziu o conceito de Substâncias Especificadas em 2016. As Substâncias Especificadas não devem, de forma alguma, ser consideradas menos importantes ou menos perigosas do que outras Substâncias Proibidas (ou seja, Banidas ou Controladas).
Pelo contrário, eles são simplesmente substâncias que são mais propensas a serem ingeridas por cavalos para um propósito que não o aumento do desempenho esportivo, por exemplo, através de uma substância alimentar contaminada.
Casos positivos envolvendo Substâncias Especificadas podem ser tratados com um maior grau de flexibilidade dentro da estrutura do Regulamento da FEI.
Fonte: FEI

  • Compartilhe
  • <

Os comentários estão desativados.