Por Fora
das Pistas

Notícias

Largada em Pirassununga

2 de setembro de 2015

Campeonato Brasileiro de Enduro volta à Pirassununga

O Campeonato Brasileiro de Enduro Equestre acontecerá novamente no Campus USP Pirassununga, em São Paulo, nos dias 12 e 13 de setembro, juntamente com a V Etapa do Campeonato Paulista de Enduro Equestre. A XXI Edição do Brasileiro realizada neste mesmo local em 2011 contou com a expressiva participação de 163 conjuntos de todo Brasil. Este ano, além dos cavaleiros e amazonas de todo o País, já estão confirmadas a participação de alguns competidores internacionais como de Portugal, Inglaterra e do Chile.

A competição terá início no sábado, 12, às 5h, com a prova de Velocidade Livre CEI*** 160 km. Às 6h largarão os competidores da prova de CEI** 120 km (Adultos e Young Riders), seguidos dos de CEI* 80 km (Adultos, Young Riders e Mirim) às 7h, e dos 60 km às 9h.

No domingo, 13, a partir das 8h, serão realizadas as provas de Velocidade Controlada nas seguintes categorias: Avançada, Graduado, Aberta, Iniciantes, Paraequestre e Endurinho. A pontuação dos cavaleiros em cada prova e acumulada no Campeonato propicia aos enduristas figurarem entre os melhores deste esporte no país e possíveis participações em competições internacionais.

A participação na competição é aberta a todos os interessados e a única exigência é apresentar-se com cavalo em boas condições de saúde. Não é necessária experiência anterior no esporte, apenas conhecimento regular em equitação de passeio e cavalgadas.

No site www.institutoendurobrasil.org é possível obter mais informações, realizar inscrições e visualizar o programa completo da prova. Para o cavalo competir também é necessário apresentar o exame negativo de Mormo e Anemia Infecciosa Equina, Atestado de Sanidade e Vacinação contra Influenza Equina, emitido pelo veterinário do animal a menos de 30 dias da data de solicitação da GTA – Guia de Trânsito Animal.

Para a realização das provas o Instinto Enduro Brasil conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Pirassununga, da Prefeitura do Campus da USP, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, e Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos. Além da participação direta do Prof. Dr. Alexandre Augusto Gobesso, responsável pelo Laboratório de Pesquisa em Alimentação e Fisiologia do Exercício de Equinos. A junção destes órgãos propiciou grande melhoria na infraestrutura do Campus para receber a todos os enduristas.

Tanto o Campeonato Brasileiro, como o Paulista de Enduro Equestre levam as chancelas da FEI – Federação Equestre Internacional, da CBH – Confederação Brasileira de Hipismo e da FPH – Federação Paulista de Hipismo. Os Campeonatos são organizados pelo Instituto Enduro Brasil e conta também com o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte e o patrocínio do Hospital Mater Dei, Vicunha Siderurgia, Austral, Capricórnio Têxtil e Balaroti.

SERVIÇO
Evento: XXV Campeonato Brasileiro e V Etapa do Campeonato Paulista de Enduro Equestre
Data: 11 e 13 de Setembro 2015
Local: Campus USP Pirassununga
Av. Duque de Caxias Norte, 225 – Pirassununga/SP
Horário: Das 6h às 17h
Informações: imprensa@institutoendurobrasil.org

Fonte: Instituto Enduro Brasil

  • Compartilhe
  • <