Por Fora
das Pistas

Notícias

ARTEMUS DE ALMEIDA (team Artem)

7 de dezembro de 2019

Campeão do ranking, team Artem vence semi mas não é favorito absoluto da final do Playoff do Longines XTC

Seis equipes disputam amanhã (sábado, 07/12), a partir das 16 horas, na pista de grama da Sociedade Hípica Paulista, a final do Playoff do Longines Xtreme Teams’ Challenge, que será transmitida ao vivo pela Fox Sports 2.

Distribuindo uma premiação de R$ 500 mil, este playoff está sendo realizado duas semanas depois da 7ª e última etapa do Ranking do LXTC, disputada no Rio de Janeiro, onde a equipe Artem conquistou o título com apenas três pontos de vantagem sobre a vice-campeã, a Exitum.

É a última competição do evento Longines XTC, criado pelo cavaleiro olímpico Doda Miranda, que será decidida amanhã entre as seis melhores equipes das 12 que iniciaram as classificatórias de ontem (quinta-feira) e participaram das semifinais de hoje (sexta-feira).

Misturando diversas categorias do hipismo nacional em provas de 1,40, 1,30 e 1,20 metro, com participações de renomados cavaleiros olímpicos e pan-americanos, de jovens talentos entre 12 e 25 anos e de amadores, o LXTC terá na grande final de seu Playoff o mesmo tipo de competição realizada em todas as finais de cada etapa do ranking, ou seja, a equipe leva pra pista o seu melhor trio de cavaleiros para tentar fazer o menor tempo na soma de cada um dos percursos. A única diferença é que participarão seis equipes em vez das oito das finais das etapas.

Por decidir outro título importante em apenas uma única prova, o Playoff do LXTC promete ter uma disputa bem mais acirrada do que no ranking, principalmente entre as três equipes que ficaram na frente dele: a campeã Artem (formada pelo capitão Artemus de Almeida, Gabriel Gouveia e Bruno Pessanha), a vice-campeã Exitum (capitão Stephan Barcha, Luiz Felipe Pimenta Alves e Alberto Bento Sinimbu) e a terceira colocada Opus (capitão José Reynoso Fernandez Filho, José Luiz Guimarães de Carvalho e Thales Marino).

Entre os três times melhores classificados do ranking não dá pra apontar um favorito, mesmo porque o que mais venceu etapas foi justamente o vice-campeão, o Exitum com quatro vitórias, contra 2 da Artem e 1 da Opus. Além disso, o team Artem foi o vencedor das semifinais de ontem e, portanto, vai ser o último a entrar na pista. Leva a vantagem de saber exatamente o que precisa, porém, em nenhuma das sete finais de etapas a última equipe a entrar na pista ganhou prova.

E tem ainda outro fator importante: a equipe Opus, apesar de ter ficado em quarto lugar nas semifinais de ontem foi justamente a que fez o melhor tempo da série de 1,40 metro, ou seja, praticamente com os mesmos participantes de amanhã. Com todos seus cavaleiros da Hípica Paulista, onde será realizada a grande final, os cavaleiros da Opus geralmente crescem muito em desempenho.

Fora isso, não dá pra deixar de destacar também que as outras três equipes desta final também evoluiram demais neste playoff. São os casos do team Vitae, que ficou em segundo lugar nas semifinais de ontem e vai ser o penúltimo a entrar amanhã, do team Audacius, último colocado do ranking que classificou surpreendentemente em quinto e o Aurum, que sempre obtém boas posições.

Este foi o resultado das semi-finais de hoje, que classificaram as seis primeiras equipes para a final de amanhã:

1º) Team Artem, 4 pontos perdidos; 2º) Team Vitae, 7; 3º) Team Exitum, 8; 4º) Team Opus, 10; 5º) Team Audácius, 12: 6º) Team Aurum, 12; 7º) Team Crystallini, 16; 8º) Team Auxilium, 21; 9º) Team Fortuna, 28; e, 10º) Team Equus, 33 pontos.

Fonte: Assessoria

  • Compartilhe
  • <

Os comentários estão desativados.