Por Fora
das Pistas

Notícias

Foto: Fagner Almeida/ABCCC/Divulgação

12 de julho de 2016

Brasília encerra circuito de classificatórias ao Freio de Ouro

O circuito do Freio de Ouro, realizado pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), chega a sua última etapa no próximo final de semana. A pista do Parque da Granja do Torto, em Brasília (DF), receberá a seletiva que fechará a relação dos animais que irão para a grande final da competição, que ocorrerá no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).

De acordo com a presidente do Núcleo dos Criadores de Cavalos Crioulos do Distrito Federal, Rita de Cássia Souza, a expectativa é que o evento na capital federal seja de grande qualidade, tanto de participação dos exemplares que estarão competindo quanto de presença de espectadores. “Esperamos que seja uma das maiores classificatórias que já fizemos aqui. Além do aumento no número de animais esperamos também um aumento de público pela divulgação da raça Crioula que o Núcleo vem fazendo”, salienta.

Para isto, uma programação paralela foi criada com o objetivo de atrair o público. Além de palestras técnicas sobre morfologia da raça Crioula, o evento também terá leilão, momento de homenagens, jantar com Paella e chá das mulheres. Uma reforma na infraestrutura do local de competição também foi feita. “Fizemos uma reforma completa na mangueira e um trabalho de ajuste e nivelamento na pista. Procuramos melhorar aquilo que já era bom”, explica Rita de Cássia.

O evento acontece dentro de um cenário de expansão do cavalo Crioulo no Distrito Federal. Dados da ABCCC apontam que a manada da raça teve crescimento de 12,8% em 2015, chegando a 2,38 mil animais, evolução maior que a média nacional, de 6,4%. A presidente do Núcleo credita isto a forte difusão do cavalo como ferramenta de trabalho para a pecuária. “As pessoas não tinham consciência que um cavalo de trabalho precisa ter algumas características. A partir do momento em que começamos a apresentar o cavalo Crioulo como uma opção de trabalho tivemos uma boa receptividade pela rusticidade e inteligência dos animais”, observa.

Além da última etapa classificatória ao Freio de Ouro, que terá André Luiz Narciso Rosa, Douglas Gonçalves e Thiago Schilling Ávila na avaliação das fêmeas e Eduardo Neto de Azevedo, Marco Antônio Stumpf e Telmo Raimundi Ferreira no julgamento dos machos, também será realizada mais uma Exposição Passaporte, que garantirá vagas para a Nacional da Morfologia, que também será realizada em Esteio, durante a Expointer.

Confira a programação

13 de julho de 2016 (Quarta-Feira)
12h – Término da entrada dos animais – Passaporte
14h – Concentração de Machos
16h – Admissão Morfologia Passaporte

14 de julho de 2016 (Quinta-Feira)
8h – Início Julgamento Morfológico Passaporte
12h – Término da entrada dos animais – Classificatória
14h – Grandes Campeonatos Julgamento Morfológico Passaporte
16h30min – Exame de Admissão Classificatória
18h – Término do Exame de Admissão Classificatória

15 de julho de 2016 (Sexta-Feira)
8h – Julgamento Morfológico Classificatória – Fêmeas/Machos
11h – Andaduras/Figura/VSP-Esbarradas – Fêmeas/Machos

16 de julho de 2016 (Sábado)
8h30min – Prova de Mangueira – Femeas/Machos
14h – Prova de Campo – Fêmeas/Machos

17 de julho de 2016 (Domingo)
9h – Fase Final (Mangueira/Bayard-Sarmento/Prova Campo)
12h – Encerramento e entrega de Prêmios

Fonte: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective

  • Compartilhe
  • <