Por Fora
das Pistas

Notícias

Foto: Fagner Almeida/ABCCC/Divulgação

3 de abril de 2018

Bocal de Ouro chega à 19ª edição com expectativa de disputa acirrada

A partir da próxima quarta-feira, dia 4 de abril, até o próximo domingo, dia 8 de abril, ocorre a 19ª edição do Bocal de Ouro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Promovido pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), a prova, que classifica animais inéditos, ou seja, que correm o ciclo pela primeira vez, vai selecionar 16 animais da raça Crioula – oito machos e oito fêmeas – para a grande final do Freio de Ouro, realizada durante o primeiro final de semana da Expointer. No total, 96 exemplares, sendo 48 machos e 48 fêmeas, vão disputar as vagas.

O vice-presidente de Eventos da ABCCC, Eduardo Azevedo, destaca que a expectativa para o Bocal de Ouro é sempre muito grande por ser uma prova importante, consolidada, e de onde saem cavalos candidatos a ganhar o Freio de Ouro. “O aparecimento desses animais campeões vem se repetindo nos últimos anos, por isso a nossa expectativa é sempre a melhor possível”, afirma.

Azevedo coloca ainda que a novidade deste ano é a realização junto com o Bocal de Ouro, da prévia para a grande final da morfologia da Exposição da Federação Internacional de Criadores de Cavalos Crioulos (Expo FICCC), ao invés da Outonal como ocorre todos os anos. A prévia que inicia nesta segunda-feira, dia 2 de abril, e segue até quarta-feira, disponibilizará 90 vagas para os candidatos brasileiros.  A Expo FICCC  será realizada entre 14 e 20 de maio também em Esteio. “Nós estamos esperando para a prévia um número expressivo de animais e uma qualidade muito grande onde poderão aparecer principalmente potros de excelente nível. Acredito que está tudo pronto para fazermos uma grande exposição”, observa.

No Bocal de Ouro, o julgamento dos machos ficará a cargo de Ciro Manoel Canto de Freitas, Luis Rodolfo da Costa Machado e Thiago Schilling Ávila. Segundo Machado, como em todos os anos o Bocal sempre é uma prova que se supera e apresenta animais de muito boa qualidade. Salienta que isso vem se sucedendo ano a ano e agora em 2018 não será diferente. “Sempre se revelam grandes cavalos que em muitos casos já foram campeões do Freio de Ouro. Acho que vai ser uma disputa bem acirrada, com animais bem parelhos conforme vimos nas credenciadoras. Se Deus quiser será uma grande prova como em todos os anos que a gente tem acompanhado”, coloca.

A responsabilidade pelo julgamento das fêmeas será de Carlos Cattani, Jorge Rosa Demiatti Junior e Mário Móglia Suñe que afirma que o Bocal de Ouro sempre traz uma grande expectativa para os criadores, proprietários e jurados, assim como para todo o contexto de provas do circuito do Freio de Ouro da ABCCC. Conforme Suñe, o Bocal de Ouro depois do Freio de Ouro é a prova mais importante da raça onde surgem todos os anos novos animais que a partir das credenciadoras disputam a prova e depois apresentam uma performance importante na final do Freio de Ouro.

“Sem dúvida nenhuma eu acho que essa renovação de animais, tanto em fêmeas como em machos, no circuito do Freio de Ouro ano a ano, é um dos aspectos mais importantes porque prova a revolução e a renovação da nossa raça. Todos os anos temos grata surpresa com esses animais inéditos que aparecem em pista e depois se confirmam na própria Expointer na Final do Freio de Ouro. Esperamos desempenhar um bom trabalho e desejar a todos muita sorte, sucesso e que vença realmente o melhor”, ressalta.

O evento é aberto ao público e terá, entre outras atrações, a Crioulândia que funcionará das 9h às 18h, de quinta à sábado; e no domingo, das 9h até às 14h. Serão oferecidos pipoca e algodão-doce gratuitos e o entretenimento vai ficar por conta do Cavalinho de Pau, marcado para o sábado à tarde, além dos brinquedos infláveis disponíveis no espaço. A programação acontecerá na pista do gado leiteiro. Além disso, também será destaque o Espaço Jovem, local voltado aos jovens crioulistas com apresentações musicais na sexta-feira, com o grupo Compasso Crioulo, às 21h30min, e no sábado Cristian Dutra, a partir das 21h.

Confira a programação

02 de abril de 2018 (segunda-feira)

14h – Concentração de Machos
17h – Início do Exame da Prévia FICCC
19h30min – Encerramento do Exame da Prévia FICCC

03 de abril de 2018 (terça-feira)

08h30min – Início julgamento Prévia FICCC
14h – Cont. do julgamento Prévia FICCC

04 de abril de 2018 (quarta-feira)

08h Cont. do julgamento Prévia FICCC
12h – Encerramento da entrada dos animais do Bocal de Ouro
13h30min – Início do Exame de Admissão Bocal de Ouro – Cat. Fêmeas (Por ordem de colete)
14h45min – Início do Exame de Admissão Bocal de Ouro – Cat. Machos (Por ordem de colete)
16h – Encerramento do Exame de Admissão Bocal de Ouro
17h – Divulgação dos aprovados Prévia FICCC
21h – Remate Carpe Diem, Mapocho e Passo da Lage

05 de abril de 2018 (quinta-feira)

08h30min – Julgamento Morfológico do Bocal de Ouro – (Fêmeas)
14h – Julgamento Morfológico do Bocal de Ouro – (Machos)
21h – Remate Cabanha Infinito e Convidados

06 de abril de 2018 (sexta-feira)

08h – Andaduras/Figura/VSP-Esbarradas (Fêmeas)
13h – Andaduras/Figura/VSP-Esbarradas (Machos)
21h – Remate Cabanha Don Marcelino & La Castellana

07 de abril de 2018 (sábado)

08h – Julgamento Prova de Mangueira (Fêmeas e Machos)
14h – Julgamento Prova de Campo (Fêmeas e Machos)
21h – Remate Cabanha Malke 30 anos

08 de abril de 2018 (domingo)

09h – Fase Final Bocal de Ouro (Mang/Bayard-Sarmento/Campo)
12h – Encerramento e entrega de prêmios do Bocal de Ouro
21h – Remate Reconquista Agropecuária LTDA

Fonte: Rejane Costa/AgroEffective

  • Compartilhe
  • <

Os comentários estão desativados.