Por Fora
das Pistas

Notícias

Melhor Exemplar da Raça e Grande Campeã Campana Cantina; Texto: Francine Neuschrank/ABCCC

9 de maio de 2017

Bagé apresenta seus selecionados para a Expointer

É de uma das pistas mais tradicionais e competitivas da raça que saem mais oito animais habilitados à Morfologia da Expointer. Com vitórias de “pratas da casa” e também de exemplares vindos de outras localidades, a Exposição Passaporte de Bagé (RS) manteve a tradição, colocando quantidade – foram 75 animais confirmados e 16 incentivos – e qualidade na disputa finalizada neste sábado, 6 de maio, e ponteada pela fêmea Campanha Cantina e pelo macho Virago Rio Toro. Organizado pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Bagé, o evento contou com a participação técnica de Alexandre Pons Suñe, profissional credenciado à ABCCC.

Encantando o júri, a jovem colorada Campana Cantina se destacou desde as categorias, concorrendo na divisão das potrancas menores, e foi crescendo até liderar o grande campeonato da exposição. Uma conquista que marca quem se dedica à preservação da raça Crioula. “Já faz tempo que nós ganhamos prêmios aqui, mas conquistar um grande campeonato e sair como o Melhor Exemplar da Raça em uma exposição como a de Bagé é uma satisfação muito grande e só nos faz querer agradecer a todos que nos dão apoio, família e equipe que trabalham para isso”, fala, emocionado, Mário dos Santos Suñe, responsável por conduzir os animais na pista e filho do proprietário da Cabanha Campana, Mário Móglia Suñe. “É um orgulho ter ele como pai e tenho certeza que, mesmo não estando aqui nesse momento, ele está representado”, completa. Além da campeã, o estabelecimento carimbou o passaporte de Campana Bienvenida, chegando agora ao número de três animais já garantidos na Expointer.

No lado dos garanhões, o sangue de vencedor fez a diferença para o campeão Viragro Rio Toro, descendente de Viragro Rio Bravo e neto de Viragro Rio Tinto. “Esse cavalo era uma grande aposta nossa, em função da sua genética. Eu sempre acreditei que, no momento certo, ele seria valorizado”, conta Gilberto Loureiro de Souza, proprietário da Canha A Tala, de Dom Pedrito (RS). “Hoje nós concretizamos parte do nosso sonho que é voltar a Esteio”, diz o expositor que ainda deve tentar colocar mais animais de seu estabelecimento na grande decisão da Morfologia.

Em um local onde a tradição na criação da raça prevalece, colocar animais em teste é um medidor importante, que só aumenta o privilégio de estar entre os vencedores. Prova disso é a participação de expositores vindos de outros 14 municípios. “Como sempre Bagé foi um show em pista. Vários machos e várias fêmeas em condições de representar bem a raça e o cenário daqui. Passaporte não é só quantitativo como qualitativo”, avalia o jurado André Luiz Narciso Rosa.

Realizada entre os dias 5 e 6 de maio, a Exposição Passaporte de Bagé é a sexta mostra a selecionar animais habilitados para a Morfologia da Expointer 2017. O ciclo da modalidade, promovido pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) conta com o patrocínio de Supra, Vetnil e Banrisul, além do apoio da Laurentia.
 
Confira o resultado
 
FÊMEAS

Melhor Exemplar da Raça e Grande Campeã
Campana Cantina, criador e expositor Mário Móglia Suñe, Cabanha Campana, Bagé/RS

Reservada Grande Campeã
FM Fauna do Cinco Salsos, criador e expositor Felipe Mário Martins, Agropecuária Cinco Salsos, Aceguá/RS

3ª Melhor Fêmea
Demora Chico, criador Manuel Rossel Sarmento e expositor Manuel Luis Sarmento, Estância São Francisco, Bagé/RS

4ª Melhor Fêmea
Campana Bienvenida, criador e expositor Mário Móglia Suñe, Cabanha Campana, Bagé/RS

MACHOS

Grande Campeão
Viragro Rio Toro, criador e expositor Viragro Agropecuária LtDA, Cabanha A Tala, Dom Pedrito/RS

Reservado Grande Campeão
Recuerdo do Recanto Crioulo, criador e expositor Adelmo Hess, Estância Três Coxilhas, Barra Velha/SC

3º Melhor Macho
Inquisitor 1490 Maufer, criadores Maurício e Fernando Lampert Weiand e expositor Luiz Kendy Maeda, Cabanha Santa Larissa, Itaporanga/SP

4º Melhor Macho
Uisque de Santa Thereza, criador e expositor Rodolfo Belmonte Móglia, Estância Santa Maria, Bagé/RS

Fonte: Francine Neuschrank/ABCCC

  • Compartilhe
  • <