Por Fora
das Pistas

Notícias

3 de janeiro de 2016

Autarquia apoia atividades equestres terapêuticas para crianças

Quarenta crianças com necessidades especiais do município de Ponte de Lima vão ter acesso a atividades terapêuticas com cavalos que irão contribuir para o seu desenvolvimento cognitivo e social.

Segundo avançou à agência Lusa o presidente da Câmara, Vítor Mendes, o projeto visa “melhorar a qualidade de vida de crianças de várias instituições do conselho, proporcionando-lhes um conjunto de atividades direcionadas para o desenvolvimento biopsicossocial, visando a sua integração, autonomia e inserção social”.

O apoio, que integra o protocolo celebrado entre a autarquia e os agrupamentos de escolas de Arcozelo, António Feijó e a Associação dos Amigos da Pessoa Especial Limiana, vai proporcionar às crianças a prática de “atividades equestres, com fins terapêuticos”.

“As atividades equestres, com fins terapêuticos, permitem obter excelentes resultados ao nível cognitivo, emocional e social”, sustentou.

Através da parceira, iniciada em 2009, “a Câmara disponibiliza, a título gratuito, as infraestruturas, os equipamentos, recursos humanos e animais dedicados às atividades equestres, disponíveis nos serviços da Área Protegida”.

Já as três instituições abrangidas pelo protocolo “comprometem-se a identificar, anualmente, os alunos que pretendem ver integrados nas atividades, bem como a definir, em função da disponibilidade de acolhimento do Serviço Área Protegida, o programa e calendarização das atividades equestres a realizar”, assumindo eventuais encargos inerentes “aos seguros e transporte das crianças.

Fonte; visao.sapo

  • Compartilhe
  • <