Por Fora
das Pistas

Notícias

23 de setembro de 2016

Atos finaliza entregas em tecnologia digital para a Rio 2016 com sucesso

A Atos, líder internacional em serviços digitais, anuncia a conclusão bem-sucedida da disponibilização de TI para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 – a maior cobertura digital feita até então. Como parceira global de TI do Comitê Olímpico Internacional (COI) e do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês), a Atos forneceu os sistemas de TI que divulgaram os resultados, em tempo real, para a mídia e fãs de todo o mundo, deu suporte ao recrutamento de voluntários e emitiu credenciais para todos os participantes, inclusive para profissionais da imprensa e atletas.
A equipe de tecnologia já está em PyeongChang
A menos de 18 meses dos Jogos Olímpicos de Inverno e Paralímpicos PyeongChang 2018, a equipe da Atos na Coreia do Sul conta agora com a força de 28 membros. Os sistemas de resultados dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de PyeongChang 2018 já foram fornecidos, e os testes de TI tiveram início em junho de 2016 – 20 meses antes da abertura dos Jogos, que começarão em 9 de fevereiro de 2018. Com base nos progressos obtidos no Rio, PyeongChang 2018 marcará a primeira vez que todos os sistemas de TI serão distribuídos pela nuvem, alterando radicalmente o modelo de TI dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, de “criar a cada vez”, para um modelo “criar apenas uma vez”.

A fim de dar suporte à Olimpíada e à Paralimpíada de Tóquio 2020, que acontecerão em menos de quatro anos, a Atos anunciou que os primeiros membros de sua equipe chegarão ao Japão antes do final de 2016 e serão chefiados por Michele Hyron. Tóquio 2020 será a 10ª Olimpíada e Paralimpíada de Michele, e a terceira em que atua como diretora de Integração. Michele chefiou a equipe da Atos em Londres e no Rio, e levará a Tóquio sua grande expertise, com o objetivo de promover ainda mais a transformação digital dos Jogos para aprimorar a experiência dos atletas, dos fãs e da mídia.

“A tecnologia teve um papel crucial no sucesso da Olimpíada Rio 2016 que, com o uso de soluções digitais que incluem a nuvem e a lógica analítica de dados, representa um salto extraordinário na forma de promover os avanços”, afirma Patrick Adiba, vice-presidente executivo, diretor comercial e CEO para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Grupo Atos. “Com o suporte ao COI e ao IPC em sua transformação digital, estamos ajudando a aprimorar a experiência de todos os envolvidos e, ao mesmo tempo, reduzindo custos e intensificando o desempenho operacional – exatamente o que fazemos para nossos clientes do mundo todo.”

 Aumenta o envolvimento digital dos eventos paralímpicos
Como elemento de sua longa parceria com o IPC para ajudar a aumentar a conscientização e o envolvimento com os esportes Paralímpicos, a Atos forneceu ao IPC sua primeira prova de valor com o uso da solução Atos Codex Analytics para obtenção, processamento e análise dos dados esportivos e das redes sociais. A plataforma integrada combina o conteúdo da mídia social com a lógica analítica dos esportes para ajudar a intensificar ainda mais o programa de comunicação. Ela identifica os temas do momento (Trending Topics) de interesse dos fãs dos esportes Paralímpicos e liga esses tópicos a novas percepções, derivadas de dados de competições históricas e ao vivo, para dar suporte à equipe editorial na produção de novas matérias.

“Estamos sempre buscando novas formas de envolvimento a fim de angariar mais fãs para o mundo dos esportes Paralímpicos”, ressalta Xavier Gonzalez, CEO do IPC. “A Atos é uma de nossas parceiras de longo prazo e estamos ansiosos para explorar juntos outras inovações no futuro.”

A TI do Rio 2016 em números
1 – pela primeira vez em uma Olimpíada e Paralimpíada a nuvem é usada para hospedar o portal de voluntários, o credenciamento e os sistemas de toda a força de trabalho – reduzindo o custo e aumentando a eficiência;
4 – é o número de esportes acrescentados – Golfe e Rugby de sete acrescentados aos Jogos Olímpicos e Canoagem e Triatlo, aos Jogos Paralímpicos;
37 – são os locais de competição  em que a Atos instalou e gerenciou uma infraestrutura completa de TI para assegurar que os eventos se realizassem dentro do cronogram
400 – é o número de eventos de segurança de TI por segundo  durante os Jogos Olímpicos;
120 – é o número de eventos de segurança de TI por segundo  durante os Jogos Paralímpicos;
430.000 – credenciais processadas e ativadas usando o sistema de TI da Atos;
Mais de 120 milhões – mensagens enviadas aos clientes de mídia para divulgar em tempo real os resultados e dados de todos os 66 esportes Olímpicos e Paralímpicos

A Atos fornece soluções de TI aos Jogos Olímpicos desde 1992 e ao IPC desde 2002, além de ser parceira global de TI do COI e do IPC. Para saber mais, visite atos.net/en/olympic-games.

Sobre a Atos
A Atos SE (Societas Europaea) é uma empresa líder em serviços digitais com receita anual pro forma de € 10 bilhões em 2013 e 86.000 funcionários em 66 países. Atendendo a uma base de clientes mundial, o Grupo presta serviços de Consultoria e Integração de Sistemas, Serviços Gerenciados e Terceirização de Processos de Negócios, Operações de Nuvem e soluções em Big Data e Segurança Cibernética, além de serviços transacionais através da Worldline, líder europeia no setor de pagamentos e serviços transacionais. Com sua grande expertise em tecnologia e profundo conhecimento do setor, o Grupo trabalha com clientes de diversos segmentos do mercado: Defesa, Serviços Financeiros, Saúde, Manufatura, Mídia, Serviços Públicos, Setor Público, Varejo, Telecomunicações e Transporte.

O foco da Atos são as tecnologias de negócios que impulsionam o progresso e ajudam as organizações a criar o futuro de sua empresa. O Grupo é Parceiro Mundial de Tecnologia da Informação para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos e cotado no mercado Euronext de Paris. A Atos opera sob as marcas Atos, Atos Consulting, Atos Worldgrid, Bull, Canopy e Worldline.

Fonte: Grupo CDI Comunicação e Marketing

  • Compartilhe
  • <