Por Fora
das Pistas

Notícias

Equipe Artem, Bruno Pessanha (esquerda), Artemus de Almeida e Gabriel Gouveia, 3ª etapa CHSA (Foto de Émerson Emerim)

3 de junho de 2019

Artem é o novo líder do campeonato Longines XTC após vencer etapa em SP

Com um verdadeiro show de rapidez e técnica de seus três cavaleiros mais experientes, Bruno Pessanha (tempo de 65,64 segundos), Gabriel Gouveia (65,76 segundos) e Artemus de Almeida (66,41 segundos), que proporcionou uma incrível separação de menos de um segundo no tempo das três pistas feitas por eles, o team Artem foi o grande destaque da final da terceira etapa do Longines Xtreme Teams’ Challenge (LXTC), realizada ontem (sábado, 01/06), no final da tarde, no Clube Hípico de Santo Amaro.

Foi a primeira vitória da Artem neste inédito campeonato por equipes, que mistura diversas categorias do hipismo nacional, idealizado e organizado pelo cavaleiro olímpico Doda Miranda. Com o primeiro lugar e um tempo final acumulado de apenas 197,91 segundos, o team subiu da segunda posição para a liderança do ranking do Longines XTC, acumulando agora 76 pontos na tabela de classificação, já que havia obtido curiosamente um terceiro lugar na prova de abertura, na Sociedade Hípica Paulista, em São Paulo e um segundo na etapa seguinte, na Sociedade Hípica Paranaense, em Curitiba, antes do terceiro pódio seguido, de ontem, com a brilhante vitória.

Com a exata escalada de degraus de pódios das três etapas (terceiro, segundo e primeiro lugares), a Artem passou a ter a boa vantagem de 18 pontos sobre a equipe vice-líder, a Opus (Giulia Del Canton Scampini, José Luiz Guimarães de Carvalho e José Roberto Reynoso Fernandez Filho), que acumula agora 58 pontos, com o sexto lugar obtido ontem após eliminação da prova final, por um infeliz tombo do cavaleiro José Luiz Guimarães, no segundo percurso.

Mesmo assim, o team Opus, vencedor da etapa inaugural e quinto colocado da segunda, subiu na classificação do ranking do Longines XTC do terceiro para o segundo lugar. Isso porque a equipe que entrou como líder nesta terceira etapa, a Exitum (André Moura, Luiz Felipe Pimenta Alves e Laura Tigre), vencedora em Curitiba, não classificou para esta final das oito equipes e terminou a etapa apenas no 13º lugar.

Assim, o team Exitum acumulou apenas 4 pontos e caiu da liderança para a quarta posição do campeonato, com 51 pontos. Fica atrás também da equipe Crystallini (André Nascimento Xavier, Mariana Chaves e Thiago de Sá e Silva), que terminou em terceiro na etapa de ontem e passou a ocupar esta mesma posição no ranking, com 53 pontos. O segundo lugar de ontem ficou para a equipe Auxilium (Marcos da Costa Ribeiro Júnior, Lucas Teixeira Lima e Luiz Guilherme Ciampi), que com os 25 pontos obtidos subiu do 12º para o oitavo lugar do ranking, com 38 pontos.

A quarta etapa do Longines XTC será realizada na Sociedade Hípica Paulista dentro da 48ª Copa São Paulo, tradicional CSN (Concurso de Salto Nacional) do calendário brasileiro, de 12 a 16 de junho.

Resultado Final da terceira etapa do Longines XTC, no Clube Hípico de Santo Amaro:
1º) Team Artem (Bruno Pessanha, Gabriel Gouveia e Artemus de Almeida), 197,81 segundos
2º) Team Auxilium (Marcos da Costa Ribeiro Júnior, Lucas Teixeira Lima e Luiz Guilherme Ciampi), 219,08 segundos
3º) Team Crystallini (André Nascimento Xavier, Mariana Chaves e Thiago de Sá e Silva), 224,45 segundos
4º) Team Vitae (Thiago Mattos, Kevin Cox Meira e Tiago Mesquita), 242,32 segundos
5º) Team Passion (Maithê Caminada, Carolina Chade e Andréa Muniz Ferreira), 243,44 segundos
6º) Team Equus (João Marcos Corazza, Matheus Leonardo Tafner e Pedro Paulo Onely Cordeiro), Team Fortuna (Luis Piva, João Victor Marcon e Juliano Loureiro) e Team Opus (Giulia Dal Canton Scampini, José Luiz Guimarães de Carvalho e José Roberto Reynoso Fernandez Filho), sem tempo final.

Esta é a classificação atual do ranking do Longines XTC após três etapas:
1º) Team Artem, 76 pontos
2º) Team Opus, 58 pontos
3º) Team Crystallini, 53 pontos
4º) Team Exitum, 51 pontos
5º) Team Fortuna, 49 pontos
6º) Team Aurum, 46 pontos
7º) Team Vitae, 39 pontos
8º) Team Auxilium, 38 pontos
9º) Team Passion, 32 pontos
10º) Team Imperium, 29 pontos
11º) Team Equus, 28 pontos
12º) Team Opportuna, 27 pontos
13º) Team Audacius, 20 pontos

  • Compartilhe
  • <

Os comentários estão desativados.