Por Fora
das Pistas

Notícias

Prova ocorre durante a Expo Otoño, em Buenos Aires, e também revelará os campeões do país; Foto: Felipe Ulbrich/ABCCC/Divulgação

5 de abril de 2017

Argentina vai definir seus classificados ao Freio de Ouro

Enquanto Esteio (RS) recebe o Bocal de Ouro, em Buenos Aires, na Argentina, serão decididos os classificados do país vizinho para a final do Freio de Ouro. No parque de Exposições de Palermo acontece, de 5 a 7 de abril, a classificatória local, que também define os vencedores do campeonato nacional argentino ao Freio de Ouro. A prova integra a programação do cavalo Crioulo, promovida pela Asociación Criadores de Caballos Criollos (ACCC) na Expo Otoño 2017.

De acordo com o técnico da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Jorge Aginelo do Nascimento, que será um dos jurados da prova na Argentina juntamente com o também técnico Felipe Maciel, a expectativa, até por ser a final nacional, é de um nível acirrado de competição. “Eu estive julgando uma credenciadora lá e encontrei animais com níveis competitivos. Acredito que o nível seja satisfatório e com animais preparados”, observa.

A Argentina vem crescendo ano a ano no cenário da modalidade. Para Nascimento, isto reflete o trabalho que vem sendo feito pelos expositores para alcançar os melhores resultados nas pistas. “O fomento está muito grande, tanto de ginetes quanto dos próprios criadores. Vemos muita boa vontade de os criadores argentinos melhorarem seus cavalos e os ginetes aprimorarem as técnicas de apresentação”, salienta.

O Freio de Ouro da Argentina também terá como jurados os argentinos Federico Arguelles nas fêmeas e Ricardo Matho Meabe nos machos. Ambos fizeram o curso de julgamento do Freio de Ouro com o Conselho Deliberativo Técnico da ABCCC. O técnico credenciado e responsável pelo evento será o superintendente do Registro Genealógico da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Frederico

Fonte: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective

  • Compartilhe
  • <