Por Fora
das Pistas

Notícias

17 de julho de 2015

Aquece Rio – Programa de eventos-teste dos Jogos Olímpicos e Rio 2016

Aquece Rio é o programa de eventos-teste dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. No total, são 45 disputas esportivas, que acontecem majoritariamente nas mesmas instalações dos Jogos, com o objetivo de testar todas as operações que envolvem as competições.

Os eventos-teste acontecem em quatro regiões de competição – Barra, Copacabana, Deodoro e Maracanã. A Regata Internacional de Vela, disputada na Baía de Guanabara em agosto de 2014, foi o primeiro deles, e o último está marcado para maio de 2016, três meses antes dos Jogos.

Todos os eventos Aquece Rio envolvem o Comitê Rio 2016, que terá a oportunidade de testar operações específicas, mesmo nas competições organizadas pelas federações internacionais ou nacionais do esporte. A prioridade será testar as arenas de competição e os sistemas de resultado dos Jogos. Além disso, os eventos-teste são também uma chance para os atletas conhecerem e se familiarizarem com os locais de competição e, em alguns casos, uma oportunidade para o público participar e se engajar com o evento.

O Aquece Rio conta com três ondas de competição. A primeira, que tem como foco os esportes disputados ao ar livre – como remo, hipismo e triatlo – acontece de julho a outubro de 2015, com o objetivo de oferecer aos atletas as mesmas condições climáticas que serão encontradas nos Jogos. De novembro de 2015 a janeiro de 2016, será a vez dos esportes indoor. A terceira e última etapa de competições acontece entre os meses de março e maio de 2016, já no ritmo dos Jogos.

Calendário Evento-Teste.

Fonte: Aquece Rio

  • Compartilhe
  • <