Por Fora
das Pistas

Notícias

7 de dezembro de 2015

Aplicativos específicos para controle dos equinos e bovinos

Cada vez mais a tecnologia aplicada ao campo traz benefícios para toda a cadeia produtiva. Seja no manejo de gado de corte, de leite ou na gestão da propriedade, aplicativos ajudam o produtor a se organizar e administrar melhor o patrimônio. Conheça alguns deles:

Brabov – Permite registrar a compra e venda de animais e gerenciar o manejo do rebanho. Alternativa ao uso de cadernetas e planilhas, armazena dados sobre pesagem, movimentação de lotes, inseminação, desmama, aplicação de vacinas, castração entre outros.

De acordo com o fundador do Brabov, Matheus Zeuch, o principal ganho prático é a possibilidade de comparar o desempenho de diferentes lotes e, assim, criar condições para aumentar a produtividade. Outra vantagem, segundo ele, é ter tudo à mão para controlar a performance da fazenda mesmo à distância, o que tem atraído a atenção de quem tem mais de uma propriedade.

BovControl – É ajustado às necessidades de pecuaristas de gado de corte, leite, confinamento e genética. Permite o acompanhamento dos animais e das atividades da propriedade por meio do celular ou computador. A identificação individual fica a critério do produtor, por brinco simples, com chip RFID, padrão Sisbov, nome, tatuagem ou registro de associação de raça incluídos na ferramenta. Características como filiação, data de nascimento, vacinas e tratamentos também podem ser adicionadas, assim como fotos do animal. Entre as atividades passíveis de serem geridas estão: exames de toque, controle reprodutivo, ordenha e desmame.

VetSmart – Feita sob medida para veterinários de animais de grande porte, a ferramenta funciona como um receituário inteligente. Uma vez em atendimento, o profissional pode consultar a bula de medicamentos e vacinas, verificar a recomendação para aplicação e a frequência de uso do produto. A dosagem é indicada de acordo com o peso de cada animal e calculada no próprio app nas unidades de medida correntes no setor.

O sistema também conta com informações sobre quantidade de ração e suplementos que devem ser administradas. Após o atendimento médico, o receituário pode ser impresso ou enviado para o e-mail do dono da propriedade. O app ainda salva o histórico do animal, funcionando como uma espécie de diário das consultas de bovinos e equinos. O VetSmart é gratuito e tem versão para iOS e Android.

Fonte: Portal DBO

  • Compartilhe
  • <