Por Fora
das Pistas

Notícias

Maria Luiza da Silva Martha Vieira participará pela quarta vez da competição; foto: Tupa Videos/Divulgação

20 de setembro de 2018

Amazonas bauruenses competirão pelo Brasil no Campeonato Sul-Americano em Las Condes

As jovens amazonas Maria Luiza da Silva Martha Vieira, a Malu, e Sofia Vono Coube foram convocadas pela Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) para defender a Seleção Brasileira no Campeonato Sul-Americano e CSI Children A. As provas ocorrerão em Las Condes, no Chile, entre os 29 de outubro e 4 novembro deste ano.

Sofia, de 12 anos, é amazona da Sociedade Hípica de Bauru e disputará na categoria Pré-Mirim (10 a 12 anos), obstáculos de 1,10m, pela primeira vez representando o Brasil no Exterior. Ela foi vice-campeã e terceiro lugar, com dois cavalos diferentes, no Concurso de Salto

Nacional (CSN) da Hípica Santo Amaro em 2017. Já na Copa Santo Amaro, conquistou o primeiro e o segundo lugar, também com dois cavalos.

Já Malu, amazona do Santa Rosa Centro Hípico, de 15 anos, é a atual vice-campeã do Campeonato Sul-Americano na categoria Mirim e campeã por equipes. Neste ano, ela competirá, pela primeira vez, na categoria Pré-Junior (14 a 16 anos), a 1,30m.

A caminhada das bauruenses até a convocação foi longa. As amazonas participaram de seletivas em Curitiba, Brasília e Campinas. Dessas, uma poderia ser descartada. Além da participação obrigatória no Campeonato Brasileiro, que é também uma das seletivas em que o resultado não pode ser descartado.

Ao final, a classificação se dá pelo somatório dos dois melhores resultados obtidos nas seletivas e mais o Campeonato Brasileiro. Os três primeiros colocados do Brasileiro têm convocação automática e os três melhores das seletivas mais o Brasileiro também. As outras quatro vagas são definidas por critérios subjetivos, que levam em consideração os resultados da seletivas, Brasileiro e regularidade nos outros Concursos.

“O Brasil tem se saído muito bem nos últimos Sul Americanos. No caso da Malu, é mais fácil prever porque conhecemos os concorrentes dos outros países e acredito que tenha total condições de brigar pelo título por equipes e no individual, é uma forte concorrente”, avalia o vice-presidente da Federação Paulista de Hipismo e titular do Santa Rosa Centro Hípico de Bauru e Haras Josilmar, José da Silva Martha Neto.

“Já no caso da Sofia, é uma incógnita por ser a primeira categoria e sendo assim não conhecemos os adversários de outros países. Os conjuntos brasileiros são bastante fortes e tenho certeza que brigarão bem pelo título por equipes. Já no individual acho que vai ser um campeonato bastante aguerrido com vários conjuntos brigando pelo campeonato, inclusive ela”, finaliza Martha.

Fonte: JCNet

  • Compartilhe
  • <

Os comentários estão desativados.