Por Fora
das Pistas

Notícias

Aula do curso de Zootecnia abordou os diversos tipos de equinos, asininos e muares – Foto: Divulgação

9 de setembro de 2018

Alunos recebem aula sobre raças de cavalos

Os alunos do curso de Zootecnia do campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) receberam ontem (6) uma aula sobre os diversos tipos de equinos, asininos e muares. Os conceitos abordados na aula foram questões como o histórico dos animais, suas linhagens, padrão racial e valores econômicos, entre outras.

Para o professor que ministrou a aula, o Doutor Antônio Rodrigues da Silva, é muito importante para o futuro profissional da área de Zootecnia saber reconhecer os diferentes tipos de animais. “Os estudantes de Zootecnia precisam conhecer os termos técnicos sobre ezoognósia, para avaliar os equídeos no tocante a saber reconhecer as raças de cavalos e jumentos, bem como entender que existem diferenças morfológicas entre machos e fêmeas dessas espécies, para poder melhor orientar os criadores. O zootecnista dever ter conhecimentos que o habilitem a reconhecer as raças de cavalos, pois eles podem vir a atuar nessa área. Caso se especializem, podem trabalhar com registro genealógico de cavalos, assim como julgar animais em exposição”, definiu.

Também foram abordados aspectos como a importância dos animais para a evolução humana, já que os cavalos e similares sempre estiveram presentes ao longo da história da humanidade, auxiliando o homem em seus afazeres e sendo fundamental para a própria evolução humana.

A ezoognósia é o ramo Zootecnia que estuda a conformação externa dos animais domésticos, que permite identificar as raças e outros aspectos físicos dos mesmos.

Fonte: atribunamt

  • Compartilhe
  • <

Os comentários estão desativados.