Por Fora
das Pistas

Notícias

20 de maio de 2015

Agro Maripá patrocina paratletas brasileiros em evento equestre

Entre os dias 28 a 31 de maio, as atenções do mundo equestre brasileiro estarão voltadas para o evento “International Riding & Dressage Meeting Ilha Verde 2015”, que será realizado na Coudelaria Ilha Verde, localizada em Araçoaiba da Serra (na região de Sorocaba, interior paulista) e de propriedade da família Oliva. A Agro Maripá, que há mais de 30 anos se destaca na criação da raça Mangalarga Marchador, patrocinará dois paratletas em uma das atrações, o Concurso Internacional Paraequestre, que também servirá como seletiva para os participantes dos Jogos Parapan-Americanos de Toronto e as Paraolimpíadas do Rio de Janeiro.

Thiago Fonseca, que participa pela segunda vez do evento pela associação Instituto Passo a Passo, é tetracampeão do Campeonato Brasileiro de Adestramento Paraequestre, pelo grau IV (no qual as reprises são executadas ao passo, trote e galope, pois se trata de paratletas com menor comprometimento físico, com figuras que se assemelham aos movimentos de uma prova de São Jorge do Adestramento Olímpico).

Thiago Xavier, que integra o Instituto Passo a Passo desde 2014, participa pela primeira vez do evento pelo grau Ib, no qual, em função do maior comprometimento físico do atleta, as reprises são executadas ao passo com alguns movimentos (figuras) ao trote.

Em sua segunda edição, o “International Riding & Dressage Meeting Ilha Verde 2015” avança no objetivo de se consolidar como um dos mais importantes eventos do cenário hípico nacional. Além do Concurso Internacional Paraequestre, outras atrações estão programadas: Concurso de Dressage International,  Concurso de Adestramento Nacional (CAN), II Fórum Internacional de Adestramento Ilha Verde, XVI Leilão Internacional Luso-Brasileiro e XXXIV Expo Internacional do Cavalo Puro-Sangue Lusitano.
 
INSTITUTO PASSO A PASSO
Localizado em Itatiba, o Instituto Passo a Passo é uma associação sem fins lucrativos, cujo principal objetivo é oferecer a Equoterapia (método que emprega o cavalo como agente promotor de ganhos físicos, psicológicos e educacionais em pessoas com deficiência e/ou necessidades especiais). Fundado em julho de 2005, idealizado pela fonoaudióloga Claudia da Costa Mota e fundado pelo médico Carlos Alberto Gonçalves Lemes e um grupo de voluntários,  desde 2006 o Passo a Passo conta com a parceria da Secretaria da Educação do Município de Itatiba, atendendo em torno de 40 praticantes no Projeto Passo a Passo a Inclusão com Equoterapia. Além desse projeto, a entidade atende uma média de 95 praticantes semanalmente, entre crianças, adolescentes e adultos, baseando-se em estudos e pesquisas científicas desenvolvidas pela equipe do Instituto Passo a Passo Equoterapia. O atendimento é totalmente gratuito para o beneficiário.

Fonte: SPMJ Comunicações

  • Compartilhe
  • <