Por Fora
das Pistas

Notícias

Helsinki International Horse Show; Longines FEI World Cup Helsinki; Gudrun Patteet - Foto legenda: (FEI / Satu Pirinen)

15 de novembro de 2018

Adoção da Global Reporting Initiative da FEI empurra sustentabilidade em primeiro plano

De apoio à utilização de estrume de cavalo para gerar eletricidade para implementar índices de relatórios específicos equestres e criar um livro guia completo para organizadores de eventos em todo o mundo, a FEI está liderando o caminho no sentido de garantir que a sustentabilidade está no coração de seu esporte.

O Fórum de Sustentabilidade foi realizado em Lausanne (SUI), e a FEI já estava trabalhando nos bastidores em iniciativas de sustentabilidade, incluindo a sua aprovação no início deste ano do Global Reporting Initiative (GRI), e é agora bem no caminho para adaptar cada um dos indicadores GRI para se ajustar ao mundo único do desporto equestre.

Fundamentalmente, isso permitirá que os organizadores do evento equestre em todo o mundo para implementar de forma eficaz e medir o impacto das suas iniciativas de sustentabilidade. E sustentabilidade tem sido uma parte da paisagem do desporto equestre por algum tempo.

A comissão organizadora para Helsinki International Horse Show do mês passado (HIHS) já colocou em prática uma ampla gama de iniciativas de sustentabilidade. Feedback do evento está sendo incorporado em uma versão atualizada do carro-chefe da FEI Handbook Sustentabilidade.

Este guia de 36 páginas, publicado originalmente em 2014 e agora está sendo atualizado de acordo com a GRI, serve para ajudar e incentivar os organizadores do evento para implementar iniciativas de sustentabilidade que vão criar legados sociais e econômicos positivos e reduzir os impactos ambientais negativos.

O HIHS em si é um grande exemplo de inovação e aplicação que está sendo exibido pelos organizadores de eventos equestres em todo o mundo.

A edição 2018 da mostra não apenas gera energia sustentável suficiente para abastecer seu próprio evento, mas ele conseguiu produzir um excedente de 36 MWh – energia suficiente para impulsionar uma 288,000 km carro elétrico ou aquecer 36 apartamentos finlandês por um mês.

E tudo isso veio de estrume de cavalo!

Empresa finlandesa Fortum Horsepower – parceiro do HIHS desde 2015 – desde quase 600 fardos de serragens para garantir cama confortável para todos os 235 cavalos que competem na mostra deste ano. Em contrapartida, os animais produziram 112 toneladas de esterco, o qual foi transformado em alegre 168MWh de energia no local da planta, Fortum Jarvenpaa.

Embora seja uma vitória clara para todos os envolvidos, a produção de energia estava longe de toda a história na HIHS em 2018. Na verdade, em todos os lugares que você olhou, iniciativas verdes foram tomando conta.

Como parte do projeto de todo o evento ‘HIHS Saltos Verde’, a comissão organizadora reduziu o uso geral de papel por um impressionante 64%, empregada transporte elétrico e bicicleta-powered, sempre que possível, aumentou significativamente os esforços de reciclagem e reutilização de todo o local e maciçamente reduzindo os alimentos de resíduos e de uso único plásticos.

Aficionados desportivos equestres – e havia mais de 50.000 deles em todo o evento de cinco dias – se envolveram demais, postando suas melhores iniciativas ambientalmente amigáveis em plataformas de mídia social do evento.

  • Compartilhe
  • <

Os comentários estão desativados.