Por Fora
das Pistas

Notícias

6 de outubro de 2016

Adestramento e Equitação de Trabalho em disputa

O Haras das Mangueiras, em Itapira (SP) será palco, de 7 a 9/10, da V etapa do Campeonato Paulista e Taça São Paulo de Adestramento e da III etapa do Campeonato Brasileiro de Equitação de Trabalho. O evento é aberto ao público

O Campeonato Paulista e a Taça São Paulo de Adestramento, que tradicionalmente aconteciam em etapa única, esse ano foram divididas em seis etapas e estão sendo realizadas em cidades do interior de São Paulo, além da capital, com o objetivo de fomentar o esporte.

Considerado o mais concorrido evento da modalidade no Brasil, as duas competições são abertas a todas as raças e tem promoção conjunta da Federação Paulista de Hipismo (FPH) e da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL).

Os competidores se dividem em 12 diferentes séries; os da categoria Profissional disputam a Taça São Paulo, enquanto as outras categorias têm resultado válido para o Campeonato Paulista.

Nessa 5ª etapa estarão atuando no júri Rosalind Flosi de Vasconcelos, diretora da FPH, Claudia Moreira de Mesquita, juíza da Federação Equestre Internacional (FEI) e Ricardo Mocheletto Leão, do Rio Grande do Sul.

Do total de seis etapas, os quatro melhores resultados serão considerados na classificação do ranking 2016, tanto da FPH quanto da ABPSL, a única etapa que não pode ser descartada é a ultima, que terá peso dois e que acontece entre 9 e 11/12 no Centro Hípico de Tatuí, em Tatuí (SP).

No ranking parcial, com resultados de quatro etapas, conjuntos formados com cavalos Lusitanos ocupam o topo de 14 das 16 possíveis lideranças.

Campeonato Brasileiro de Equitação de Trabalho
Outra atração é a III etapa do Brasileiro de Equitação de Trabalho, competição promovida pela ABPSL, mas aberta a todas as raças. Serão três dias de provas: na sexta-feira (7) acontece o Ensino, no sábado (8) a Maneabilidade e no domingo (9) a Velocidade.

O Brasileiro de Equitação de Trabalho vem sendo disputado por dezenas de competidores a partir de oito anos de idade que estão divididos em graus de dificuldade: Nível I (Infantil, Mirim, Amador, Amador Proprietário, Preliminar e Cavalos Novos); Nível II (Intermediária – incluindo animais que já tenham participado da categoria Principal/Forte) e Nível III (é a mais exigente, equivale a categoria Principal. É aberta a quaisquer conjuntos, desde que este conjunto não participe de nenhuma outra categoria).

Em cada etapa são distribuídos R$ 6.000,00 em prêmios (R$ 2.000,00 por Nível), além de uma moto 0 km que é sorteada entre todos os competidores.

A IV e ultima etapa do Campeonato Brasileiro de Equitação de Trabalho é uma das atrações do Festival do Cavalo Lusitano de Tatuí, de 9 a 11/12, em Tatuí (SP).

Assinam como patrocinadores do Campeonato Paulista de Adestramento e Taça São Paulo de Adestramento: Arena Lusitanos, Castanheiro Agro Pastoril, Cavaes Santa Cruz, Coudelaria dos Damas, Coudelaria Luso Brasileira, Coudelaria Santo Antônio, CER – Central Equina de Reprodução, Comunique AG, Fazenda Sasa, Haras Crystal, Haras das Mangueiras, Haras Monsanto, Haras Passargada, Haras Perrone, Hightil, Lusitano Embalagens, Nutrivel, P + E, Rações Fazendeiro, Rancho Bonanza, Rancho São Judas e Vila de Sagres.

O evento no Haras das Mangueiras é aberto ao público e fica na Rua Noemia Miranda, 220 – bairro Ponte Nova – Itapira (SP). Confira as dicas de como chegar no link: http://harasdasmangueiras.com.br/localizacao/
Mais informações e o programa completo das etapas do Campeonato Paulista de Adestramento e Campeonato Brasileiro de Equitação de Trabalho estão no site da ABPSL: www.associacaolusitano.com.br

Fonte: Rute Araújo

  • Compartilhe
  • <