Por Fora
das Pistas

Notícias

26 de agosto de 2016

ABQM: principal associação equina do país já é a segunda maior do mundo

Comemorando os seus 47 anos de fundação, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha conta com mais de meio milhão de animais registrados.

O Brasil tem o segundo maior plantel mundial da raça Quarto de Milha. De acordo com dados da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), o país já registrou mais de 505 mil animais. A entidade, que também é a maior associação equina nacional, fica atrás apenas da American Quarter Horse Association (AQHA).

Durante os seus 47 anos de existência, comemorados em agosto, a ABQM foi administrada por importantes criadores, que comandaram equipes focadas em torná-la referência na prestação de serviços e em projetos sociais envolvendo o cavalo. “Somos 102 mil proprietários, incluindo 49 mil criadores e cerca de 30 mil associados”, destaca o presidente da ABQM, Fábio Pinto da Costa.

2 1

A associação tornou-se um exemplo de boa administração, utilizando-se de moderna tecnologia e know-how. No campo esportivo, é referência na organização e promoção de megaeventos, com foco no Bem-Estar Animal, seja em relação aos cavalos, quanto ao gado, utilizados anualmente em nove Campeonatos Oficiais da ABQM e outras centenas de eventos oficializados, realizados em todas as regiões do país.

“A ABQM vem conquistando a confiança dos criadores com muita solidez, transparência e expansão do Quarto de Milha por todo o Brasil. Entre as suas responsabilidades, a associação normatiza e coordena atividades em 21 modalidades esportivas, que devido à versatilidade da raça, proporciona aos participantes momentos de satisfação e prazer, fomentando o mercado e a geração de dezenas de milhares de empregos em cada canto do território nacional”, enfatiza o presidente.

 Quarto de Milha no Brasil

Tudo começou em 1955, quando a Swift-King Ranch (SKR) importou seis animais dos Estados Unidos para o Brasil. Pecuaristas e homens de negócios conheceram os cavalos Quarto de Milha e pressionaram o rancho SKR a lhes vender exemplares da raça. A companhia atendeu, em parte, vendendo um número reduzido de potros. Estava iniciada a trajetória do QM no Brasil, uma história de sucesso que fortalece a equinocultura, transformando o país em um dos líderes mundiais na atividade.

Fonte: TEXTO COMUNICAÇÃO CORPORATIVA

  • Compartilhe
  • <