Por Fora
das Pistas

Notícias

1 de março de 2017

ABQM presta homenagens a personagens que ajudam a contar história vitoriosa do Quarto de Milha no país

A Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha  (ABQM) promoveu em fevereiro, o 7º Hall da Fama e o 10º ABQM Awards, o ‘Oscar do Quarto de Milha’. O Ballroom do World Trade Center (WTC), em São Paulo (SP), foi o palco de importantes homenagens e premiações que tiveram momentos de emoção, vibração, alegria e, acima de tudo, confraternização.

“Conseguimos reunir os maiores quartistas do Brasil, que, inclusive, fazem com que o nosso país seja reconhecido internacionalmente pelo excelente trabalho de seleção e criação do Quarto de Milha. O 7º Hall da Fama homenageou oito expoentes que fazem parte da história da raça no Brasil”, destacou Fábio Pinto da Costa, presidente da ABQM.

Foram homenageados os criadores Antonio Carlos Quartim Barbosa (in memorian), Diana Simonetta Cox – primeira mulher a receber a honraria –, o treinador Benedito Alves Moreira e o Conselheiro Nato da ABQM, Paulo Farha. Os animais homenageados foram: os machos Dan’s Boy Skippy e Victory Fly VM e as éguas Trouble Creek e Reb’s Darlin. Todos fizeram história nas pistas e na reprodução.

A ABQM também prestou justas homenagens a pessoas que lutam pela causa do cavalo. Em 2016, com a polêmica envolvendo a Vaquejada, lideranças politicas manifestaram apoio à causa, reconhecendo a prática como patrimônio cultural. Quatro dessas lideranças foram agraciadas. Uma placa de homenagem foi endereçada ao ministro da Agricultura Blairo Maggi. O chefe de gabinete do MAPA, Coaraci Nogueira de Castilho, assim como o deputado Federal Capitão Augusto, autor do PL da Vaquejada, e o senador Otto Alencar, relator da Proposta de Emenda Constitucional (PEC 50/16), foram condecorados no palco do evento.

Um dos momentos mais emocionantes do evento foi o reconhecimento da essencial participação do Dr. Heraldo de Araújo Pessoa para o fomento do Quarto de Milha em todo o país. Dr. Heraldo cedeu o seu consultório para a realização das primeiras reuniões para a fundação da ABQM, há 47 anos.

Outro homenageado é bem conhecido do grande público: Fernando Fakri de Assis, o Sorocaba, da dupla sertaneja Fernando e Sorocaba, além de cantor e compositor é criador de cavalos  Quarto de Milha e faz parte de uma tradicional família quartista. Seu avô José Nelson Fakri recebeu homenagem do Hall da Fama, em 2013.

O 10º ABQM Awards, o ‘Oscar do Quarto de Milha’, premiou os mais pontuados de 2016, nas 22 modalidades de provas e também do ranking geral. Foram premiados os melhores das seguintes categorias: Animal, Cavaleiro, Amazona, Criador, Proprietário, Reprodutor e Reprodutora. “Esse é um dos principais papéis da Associação: valorizar o trabalho árduo de todos aqueles que ‘respiram’ esse fantástico universo do cavalo”, destacou o presidente da ABQM.

Fonte: Texto Comunicação Coorporativa

  • Compartilhe
  • <