Por Fora
das Pistas

Notícias

Foto: Aluiso Alves, Allan Damasceno e Carlos Filho

26 de novembro de 2017

ABQM fez chipagem em mais de 550 animais na Vaquejada, em Lagarto (SE)

Seguindo os mesmos critérios adotados nos campeonatos de Conformação e Trabalho, a ABQM também manteve a obrigatoriedade de implantação do microchip nos animais durante os eventos oficiais de Vaquejada. E em apenas cinco dias em que a equipe de veterinários iniciou esse trabalho, durante o 15º Potro do Futuro & Campeonato Nacional, no Parque das Palmeiras, em Lagarto (SE), já chiparam 556 animais.

A colaboração dos vaqueiros e proprietários foi imprescindível para o sucesso das chipagens, que aconteceu de forma tranquila e muito eficiente. Lembrando que a partir de 01 de janeiro de 2018, além das provas oficiais e oficializadas pela ABQM, também será obrigatória a chipagem de todos os animais participantes de leilões.

“Isso facilitará muito a identificação dos animais ao chegarem no parque e na saída das pistas”, disse Juliana Magalhães dos Santos, coordenadora do Stud Book.

 Aplicação do chip

Complementando, a superintendente técnica, Ana Paula Prandini, disse: “A precisão e rapidez na coleta de informações é apenas uma das vantagens que a identificação dos plantéis com microchip oferece em relação às demais opções. Quando homologado no sistema da ABQM, o número do chip implantado, na hora da leitura desse chip, no visor da leitora, temos informações do nome, número de registro e pelagem do animal que está entrando no parque ou está saindo da pista de competição”. Segundo ela, tudo é acessível em segundos, com o uso de uma leitora (bastão) que faz a leitura do chip por rádio frequência.

A equipe de veterinários, inspetores e colaboradores esta composta pelos seguintes profissionais: Chipagem – Juliana Magalhães dos Santos, Luís Fernando Cione Maldonado, Wesley Luís Oliveira e Silva, Matheus Menoita Russo; Inspeção dos animais de leilão: Fernanda Mafra Caju; Bem-Estar Animal: Thiago Nitta;  Identificação animal:  Fernando Antônio Barbosa da Silva Filho, Antonio Travassos e equipe

Reportagens/ABQM: Abdalla Jorge Abib, Moacir Miguel Russo e Jean Philippe Vasconcelos

  • Compartilhe
  • <

Os comentários estão desativados.