Por Fora
das Pistas

Notícias

Iniciativa busca difundir e solidificar condutas já adotadas por uma comissão criada dentro da entidade; Foto:La Rural Fotografias/ABCCC/Divulgação

6 de novembro de 2017

ABCCC realiza seminário sobre Bem-Estar Animal em eventos equestres

O Primeiro Seminário de Bem-Estar Animal em Eventos Equestres, promovido pela Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), ocorre na próxima quarta-feira, dia 8 de novembro, com o objetivo de expandir os conhecimentos acerca do tema.

De acordo com o Superintendente do Serviço de Registro Genealógico da ABCCC, Frederico Vieira Araújo, a Associação já atua na prevenção de incidentes através da subcomissão de bem-estar animal que supervisiona as provas. Ressalta, no entanto, que os esforços para que essa prática se solidifique não param. “A entidade já tem o cuidado com essa questão do bem estar animal, tanto para equinos quanto para bovinos, em toda a organização dos seus eventos. Mas quer difundir essa prática para tos os eventos organizados pelos núcleos da ABCCC”, observa.

A ABCCC vai apresentar nesse seminário as condutas elaboradas pela entidade com relação ao bem estar animal nos eventos equestres. Segundo Araújo, o objetivo é capacitar os integrantes dos Núcleos de Criadores e os técnicos credenciados à Associação, mas atingir ao público em geral”, explica.

As palestras serão realizadas no Tattersal de negócios da ABCCC, no Parque de Exposição Assis Brasil, em Esteio(RS). O Seminário tem o apoio do Ministério da Agricultura e Abastecimento (Mapa), do Grupo ClinEq/UFPel, Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) e do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos da 6ª Região.

Confira a programação:

Manhã

9h – Bem estar em eventos equestres (Dr. Henrique Noronha e Dr. Carlos E. Nogueira)
10h – Manual de Bem-Estar Animal em esportes equestres CRMV/RS (Mateus Lange)
10h30min – Coffee break
10h45min – Protocolo ABCCC de Bem-Estar Animal (Gerente de eventos ABCCC – Ibsen P. Votto)
11h – Manual bem estar animal MAPA (Dr. Luiz Otávio Silveira)
11h15min – Discussão do tema

Tarde

18h – Boas práticas em Equideocultura (Dr. Henrique Noronha e Dr. Carlos E. Nogueira)
19h – Discussão do tema
20h – Encerramento

Fonte: Rejane Costa/AgroEffective

  • Compartilhe
  • <

Os comentários estão desativados.