Por Fora
das Pistas

Notícias

Foto: reprodução

26 de dezembro de 2016

A história do Cavalo Finlandês

O cavalo finlandês é um cavalo que se divide em duas outras raças: a finnish draught e a finnish universal. O primeiro é conhecido pelas suas habilidades nas batalhas, por isso é conhecido como um cavalo de tiro. Já o cavalo finlandês finnish universal é conhecido como o cavalo pau para toda obra.

As duas espécies são criadas para desenvolver suas capacidades e, por isso, quando o assunto é beleza e porte, não tem características tão marcantes. Eles são pesados, porém podem ser perfeitamente montados e também são utilizados para puxar cargas bastante pesadas.

Em meados de 1970, ele foram deixados de lado, pois a preferência passou a ser dos cavalos mais leves. Esse cavalo tem como descendência as antigas raças de cavalo européias, que eram cavalos bem pesados, mas muito velozes e capazes de ter a leveza de uma batalha e a força para puxar uma carruagem. Os cavalos finlandeses são cavalos muito equilibrados e serenos. A espécie é extremamente resistente e muito robusta. Tem uma personalidade bem dócil, porém sua altura chega somente a 1,57 cm.  Sua pelagem pode aparecer de várias maneiras e também várias cores. São cavalos destinados a pequenos criadores e também a pequenas áreas rurais.

Existem muitas raças de cavalos. E muitas delas tem vidas completamente distintas das raças de cavalos que trabalham nas roças. São os cavalos de raça. Cada raça é destinada para uma coisa em especifico. Existem muitas competições e esportes com cavalos, como é o caso do Polo e do Hipismo. Duas das coisas que mais chamam atenção nesse animal é a sua força e velocidade. Eles são animais que escapam facilmente de seus predadores devido à velocidade com que conseguem correr. Ele vivem sempre em sociedade, dificilmente conseguem sobreviver sozinhos, a não ser que estejam sob cuidados humanos.

A sociedade onde vivem é conhecida por ser matriarcal. O tempo de vida de um cavalo varia de 25 a 40 anos. Claro que esse tempo vai se modificar se, por exemplo, o cavalo trabalhar arduamente em uma plantação ou puxando pedras. Além disso, quem nunca assistiu um filme de guerra antiga em que os cavalos eram até mesmo usados como uma forma de atacar os inimigos? Desde sempre os cavalos são muito úteis aos homens.

O cavalo é um mamífero. Ele é da ordem biológica dos ungulados. Quando essa espécie é fêmea, chama-se égua. Os animais que não são castrados pelo homem são chamados de garanhões e seus filhotes de potros.

O mais interessante entre todas as espécies de cavalos que existem é que elas são diferentes umas das outras. A cada cruzamento de diferentes espécies, nasce uma nova raça, como é o caso dos burros, das mulas e até mesmo das zebras. Por isso, devemos respeitar não somente os cavalos, mas todos os animais e os recursos naturais que nos rodeiam. Se não fosse por eles, não teríamos a mesma facilidade de evoluir como temos hoje. Eles ajudaram e ajudam o homem a desenvolver e realizar diversas atividades diárias.

Fonte: Cultura Mix

  • Compartilhe
  • <