Por Fora
das Pistas

Notícias

31 de outubro de 2015

65ª Expoapi com provas equestres no Piauí

A 65ª Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi), que acontece de do dia 06 a 13 de dezembro, deve movimentar cerca de R$ 12 milhões no mercado da pecuária piauiense. Na última terça-feira(20), aconteceu o lançamento da exposição no Palácio de Karnak e o presidente da Associação Piauiense de Criadores de Gado Zebu, deputado estadual João Mádison, destacou que o evento emprega mais de 180 pessoas diretamente e gera mais de 500 empregos indiretos.

“No Piauí, existem 1,7 milhão gados bovinos e 1,8 de caprinos e mais de dois milhões de ovinos. Nesta exposição vão participar mais de 200 criadores de 16 estados do Brasil e terá cerca de 1.300 gados distribuídos em todos os pavilhões. Então ela é uma fonte importante de receitas para Teresina que acontece durante oito dias”, destacou João Mádison.

Na programação serão realizados seis leilões de gado, provas equestres e provas de hipismo, vaquejada, além de shows em todos os dias e torneios leiteiros, dentre outras atividades. Mádison ressalta que a pecuária é uma das atividades que demonstra índices relevantes para economia do estado.

“No Piauí, de acordo com a Adapi, existem 112.271 propriedades rurais e durante um ano totaliza mais de R$ 1 bilhão em investimentos somente na pecuária que é um dos setores mais sólidos e capaz de enfrentar a crise que está assolando o Brasil. Portanto, a Expoapi é uma ótima oportunidade de valorizar esse setor econômico do nosso estado”, afirmou o parlamentar.

O governador Wellington Dias declarou que com a Expoapi acontecendo, o foco fica voltado para atividade econômica da pecuária no Piauí e que já foram feitos investimentos do governo para recuperar o Parque de Exposição Dirceu Arcoverde.

“Agora há a necessidade de expandirmos os rebanhos no Piauí, mas também de tratarmos da pecuária como um empreendimento concreto. Em 2016 e 2017 queremos dar um novo passo para comercializar, industrializar os produtos oriundos da pecuária como conseguirmos produzir carne e leite para chegar a exportar e não só importar. O resultado deste investimento traz equilíbrio e fortalece a economia do estado, gerando mais emprego e renda e a cultura pecuária no estado”, declarou o governador.

Fonte: cidade verde

  • Compartilhe
  • <