Por Fora
das Pistas

Notícias

21 de maio de 2015

3ª semana do Cavalo destaca a importância da nutrição e manejo adequado de equinos

Entre os dias 20 e 31 de maio a Guabi – fornecedora oficial de rações das equipes brasileiras de hipismo – estará presente na 3ª Semana do Cavalo e no 2º leilão Haras Twin Brothers em Cuiabá (MT).

Considerado o maior evento do estado do Mato Grosso, conta com uma programação intensa e diversificada incluindo palestras técnicas, clínicas, cursos, provas de tambor e Team Roping (prova de laço em dupla, que imobiliza um novilho com uma laçada na cabeça do animal e a outra nas patas traseiras em menor tempo possível), música ao vivo, tendas gastronômicas, espaço kids, entre outras atrações.

No dia 27 de maio, o médico veterinário e assistente técnico de equinos da Guabi, Pedro Brum, ministrará duas palestras (a primeira das 8 às 11h e a segunda das 14 às 17h30) sobre “Nutrição e Manejo de Equinos”. O objetivo é frisar a prática de um manejo correto, eficiente e simples para obter sucesso na criação e na diminuição dos riscos de distúrbios no animal.

O manejo deve ser focado em água, volumoso, concentrado e sal mineral, itens que devem ser fornecidos diariamente ao animal. A água é fundamental para o desempenho e saúde do cavalo por constituir em 65% do peso corpóreo de um equino adulto e 75% de um potro. O ideal é deixar a água limpa e fresca em fácil acesso para que o cavalo supra suas necessidades hídricas diárias.

A base alimentar dos cavalos é o volumoso e a quantidade ofertada ao animal deve compor pelo menos 50% de sua dieta total em matéria seca. É importante ter o cuidado de fornecer forragens de qualidade para evitar problemas decorrentes de desequilíbrios nutricionais.

Por ter um estômago pequeno o cavalo não consegue digerir grandes porções de concentrado por dia, por isso não deve ultrapassar a quantidade de dois quilos por refeição. Existem alguns cuidados que precisam ser tomados no fornecimento do concentrado, como: não colocar imediatamente para o animal; não deixar a ração no cocho por período prolongado; o fornecimento deve ser dividido em pequenas porções e com horários definidos.

Durante as atividades, o cavalo perde muito suor, portanto é importante a inclusão do sal mineral em sua dieta. O fornecimento pode ser realizado na ração para garantir que o animal esteja ingerindo a quantidade necessária para o funcionamento do seu organismo.

Além da alimentação, é necessário manter a cocheira limpa, arejada e iluminada, praticar a limpeza diária do cavalo e manter as vacinas em dia para evitar a contaminação de doenças.

Durante todo o evento, a Guabi estará expondo sua linha Equitage que conta com rações extrusadas, peletizadas e multipartículas, ideais para potros, éguas e animais de competição, e a linha Proequi 13 indicada para animais adultos em manutenção e/ou esforço físico leve e formulada com 13% de proteína.

Fonte: LN Comunicação

  • Compartilhe
  • <