Por Fora
das Pistas

Notícias

21 de julho de 2017

2 cavalos diagnosticados com Anemia Infecciosa Equina na Espanha

A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária informa que no dia 17 de Julho foi confirmado um foco de Anemia Infecciosa Equina na Espanha.

De acordo com a notificação, 2 cavalos apresentaram sinais clínicos da doença. (ver notificação abaixo).

A Anemia Infecciosa Equina (AIE) é uma doença viral cronica, causada por um vírus da família Retroviridae, género Lentivirus, limitada a equinos, asininos e muares, caracterizada por episódios periódicos de febre, anemia hemolítica, icterícia, depressão, edema e perda de peso.

A AIE gera embargos ao trânsito de equídeos, além de interferir nos eventos desportivos equestres, assumindo assim uma relevância econômica considerável. O agente é transmitido por picadas de moscas dos estábulos (artrópodes) sendo estes apenas vetores mecânicos.

A transmissão é mais comum nas épocas mais quentes do ano e em regiões úmidas e pantanosas. As medidas de controlo para limitar a disseminação do vírus baseiam-se principalmente em testes sorológicos de rotina e na remoção dos animais reagentes do grupo, além da restrição do transporte de animais, do teste dos novos animais a serem introduzidos nos efetivos, do controle da população de vetores e do não compartilhamento de seringas, agulhas e outros utensílios que possam ser veículo de células infectadas. Habitualmente, os animais positivos no teste de IDGA devem ser sacrificados, conforme estabelecido pelo programa da Organização Mundial de Saúde.

A DGAV solicita que sejam sensibilizados os proprietários de equinos e médicos veterinários assistentes, para a vigilância clínica da doença, para o reforço do controlo dos vetores artrópodes (moscas), principais transmissores da doença, e para a importância de reportar à DGAV qualquer suspeita clínica.

Country of origin     SPAIN
Disease     Equine infectious anaemia
Serial number of outbreak (year/number)     2017/1
Type of outbreak (primary ‘1’ or secondary ‘2’)     1
Region affected     05047 CANDELEDA
Traces LVU code     08008 – Ávila
Latitude     40.13
Longitude     -5.3

Origin of disease : Unknown – investigation continuing

Control measures :

– 51 MOVE TRACNG
– 88 OTHER
– 12 PRT SL IN

Date

Date of confirmation of disease on holding (day/month/year) : 17/07/2017

Number of animals

Number of susceptible animals on holding      – equidaes : 32

Number of animals affected on holding      – equidaes : 2

Number of animals that have died of the disease on holding

Number of animals killed on holding

Number of carcasses destroyed or rendered

Date of dispatch (day/month/year) : 18/07/2017
Time of dispatch (24-hour clock) : 13:50

Comments :

Método de diagnóstico: Detección de anticuerpos frente al virus de Anemia Infecciosa Equina mediante Inmunodifusión en gel de agar (Test de Coggins).Resultados positivos test ELISA.

Fonte: Equisport

  • Compartilhe
  • <

Os comentários estão desativados.