Por Fora
das Pistas

Notícias

Cavalo gosta de comer e passa quase dois terços do dia se alimentando (Foto: Reprodução/ TV TEM)

23 de novembro de 2015

Saúde animal >> Cuidados com os dentes

O cavalo é um animal que tem elegância e beleza. Por isso, algumas pessoas gostam da pelagem, do trote e, também, do porte físico. Mas, uma coisa que não pode ser deixada de lado são os dentes, que devem estar sempre saudáveis. Cavalo tem que ir ao ‘dentista’ e o consultório é no tronco de contenção.

O Nosso Campo conheceu o caso da égua Monalisa, que passava por uma manutenção há cerca de um ano. O médico veterinário Paulo Sanches, que é responsável pelo tratamento dentário dos equinos na Universidade do Cavalo, em Sorocaba (SP), foi quem fez o tratamento nos dentes da Monalisa. Desta vez, ele desgastou as pontas e ajustou a mordida.

Paulo explica que o cavalo gosta de comer e que passa quase dois terços do dia se alimentando. Qualquer problema nos dentes pode influenciar na mastigação e causar um emagrecimento progressivo.

Outro profissional da área é Maurício Bittar. Ele tem uma unidade móvel e percorre fazendas para tratar os dentes dos cavalos. Além disso, dá aulas práticas para os alunos de Medicina Veterinária de várias universidades, inclusive na Unesp de Botucatu (SP). Segundo Maurício, cada vez mais têm aparecido interessados em aprender a cuidar da dentição dos equinos.

Para as alunas Caroline Medeiros e Débora Kauer, as aulas práticas são bem melhores para aprender. Já o aluno Pedro Henrique Leonel viu que ser dentista de cavalo não é uma tarefa fácil.

Fonte: G1/ TV TEM – Nosso campo

 

  • Compartilhe
  • <